Pessoas choronas, muitas vezes, são mentalmente mais fortes, de acordo com os psicólogos:

5min. de leitura

Por que algumas pessoas já soluçam com comerciais emocionantes de TV, enquanto outras mal derramaram uma lágrima pela morte de um ente querido – como assim?



Um encorajamento como “Pode chorar” carrega algum mérito fisiológico ou psicológico?

Os pesquisadores começaram a estudar a ciência do choro em uma tentativa para nos ajudar a entender melhor o que significam as lágrimas humanas de perspectivas sociais, psicológicas e neuro-científicas.

Estudos recentes demonstraram que chorar não é só perfeitamente saudável, mas também é fundamental para a boa saúde mental e sua estabilidade. Chorar é bom para sua saúde mental, faz parte de nossa natureza emocional humana.

Chorar fornece um canal eficaz e filtro para pensamentos preocupantes e desconcertantes. Reprimir suas emoções e reter lágrimas com frequência podem originar danos psicológicos a longo prazo.


Aqui estão quatro razões do porquê você deve deixar as lágrimas fluírem:

1. Chorar alivia o stress

As lágrimas são terapêuticas e chorar é catártico. Trinta anos atrás, um bioquímico descobriu que as lágrimas emocionais carregam mais proteína do que lágrimas não-emocionais (por exemplo, lágrimas por cortar uma cebola) indicando que importantes mudanças fisiológicas e psicológicas ocorrem dentro do corpo quando derramamos lágrimas.

O psicólogo experimental Alex Goetz, fundador da General Health Inc., coloca desta forma: “Lágrimas servem a um importante propósito, e lágrimas emocionais, derramam-se em momentos de sentimentos intensos, carregam hormônios do estresse e são uma maneira de se livrar deles. Mesmo que você passe vergonha chorando, isso sinaliza que você já atingiu um nível de estresse que é prejudicial a sua saúde.”


O processo físico de choro profundo e emocional envolve espasmos musculares, ingestão rápida de respiração e lágrimas, todos aumentam e então gradualmente diminuem. Durante esse processo, o corpo tensiona e então relaxa, proporcionando uma sensação de libertação – o estresse e seus sintomas fisiológicas se dissipam.


2. Chorar aumenta a resistência mental

Chorar é uma maneira de reconhecer suas emoções e enfrentá-las de cabeça. Evitar ou ignorar sentimentos negativos pode ser prejudicial a sua saúde mental e pode levar à ansiedade e transtornos depressivos. Ou, em vez de chorar, você pode acabar empregando outros mecanismos, menos produtivos, incluindo o alcoolismo, abuso de drogas ou outros tipos de comportamentos compulsivos insalubres. Enfrentar e abraçar suas emoções, permitindo-se a oportunidade de chorar por causa de sua própria saúde mental é importante e requer coragem.


3. Chorar cura e o ajuda a lidar com as coisas

O professor Roger Baker, da Universidade de Bournemouth, acredita que o choro é a transformação do sofrimento em algo tangível, e o processo reduz sentimentos de trauma. A implicação aqui é que, quando você chora por razões emocionais, inicia-se um processo de cura emocional. Lágrimas permitem externalizar e simbolizam a dor psicológica em forma física. Suas lágrimas impulsionam sua recuperação.


4. Chorar fortalece relacionamentos e promove a comunidade

As lágrimas são uma representação positiva de quem nós somos. Demonstram nossa conexão emocional com o nosso mundo e mostra que nós nos importamos. Chorar na frente de pessoas expõe sua vulnerabilidade e permite que os outros vejam que sua guarda emocional está baixa. Chorar em situações particularmente difíceis ou tristes, onde várias pessoas são impactadas, oblitera paredes emocionais e permite aos outros a liberdade para se expressarem.

Títulos são forjados e reforçados quando verdadeiros amigos choram juntos. Derramar lágrimas tem sido cientificamente comprovado como forma de fazer você se sentir melhor. Não, não resolve o seu problema, muda a situação ou traz pessoas de volta para sua vida. Mas fornece a você uma tomada emocional que começa o processo de cicatrização, alivia o estresse, fortalece-te mentalmente e promove a comunidade.

Então vá em frente… Desabe.


Direitos autorais da imagem de capa: bwl / 123RF Imagens

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Life Hack

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.