5min. de leitura

Pessoas sinceras são os melhores amigos que podemos ter, de acordo com a psicologia

Todos nós conhecemos e provavelmente convivemos com pelo uma pessoa realmente franca, que nos diz o que precisamos ouvir, sem rodeios. Muitas vezes, essas pessoas estão em nosso círculo mais íntimo, e podemos nos sentir magoados ou até mesmo ofendidos com seu excesso de sinceridade.



No entanto, de acordo com a psicologia, as pessoas sinceras são os melhores amigos que podemos ter. Para ajudá-los a compreender melhor, apresentamos abaixo 5 fatores que justificam essa afirmação.

1. Elas sempre são honestas

Existem aqueles momentos em que não queremos ouvir a verdade, mas isso não acontece com um amigo sincero. Ele não nos poupará da realidade, porque acredita que, apenas através da sinceridade, podemos lidar com as raízes das situações em nossas vidas, podendo assim evoluir, de acordo com William B. Bradshaw, PhD.

Uma coisa que precisamos compreender, entretanto, é que só porque essas pessoas são francas, não significa que também sejam rudes. É possível dizer a uma pessoa coisas que ela não quer ouvir com carinho e amor. Essas pessoas querem seu bem e felicidade, então procuram se comunicar da maneira mais clara e também mais amorosa com você. Isso cria mais confiança e menos incerteza na amizade. Você sempre poderá contar com essa pessoa para obter a verdade.



2. Você sempre terá certeza sobre os sentimentos dessas pessoas por você

As pessoas sinceras são fiéis ao que realmente são, por isso não existe fingimento em suas vidas. Elas não começam uma amizade com alguém por interesse ou por qualquer outro motivo. Se decidem se relacionar com alguém, é porque sentem que há possibilidade de criarem uma conexão verdadeira.

Dessa maneira, se uma pessoa franca disser que gosta de você, pode ter certeza de que está sendo verdadeira. Você nunca precisará adivinhar seus pensamentos ou sentimentos, porque a sinceridade sempre prevalecerá.


3. Elas incentivam o outro a trabalhar para tornar-se a melhor versão de si mesmo

Muitas pessoas evitam dizer aos seus amigos seus defeitos e coisas que precisam ser trabalhadas, por medo de os magoar ou prejudicar a amizade, de alguma maneira. Isso não acontece com as pessoas sinceras. Elas estão constantemente dizendo as coisas que precisam ser mudadas e adaptadas para que você se torne a sua melhor versão, e você compreenderá suas boas intenções.


Charlene Johnson, especialista em estilo de vida e negócios, diz: “Quando você se cercar de amigos assim, sua vida mudará completamente. Você se tornará mais positivo, motivado e focado em suas prioridades.”


4. Elas não têm problema em se desculpar por seus erros

Aceitar os erros e se desculpar por eles é uma grande dificuldade para muitas pessoas. As pessoas francas, no entanto, não possuem essa resistência. Elas pensam da seguinte maneira: Se eu sou tão sincera para ajudar outras pessoas a enxergarem seus erros, porque fechar os olhos a minhas próprias falhas?

Por esse motivo, os relacionamentos com elas tendem a ser muito mais livres de implicâncias e brigas convencionais. Essas pessoas assumem seus erros e não veem problemas em se desculpar.


5. Elas sempre estarão ao seu lado

As pessoas francas estão sempre prontas para defender aqueles que amam. Elas não aceitam que tentem prejudicar as vidas de seus amigos, portanto você sempre poderá contar com ela, especialmente em situações que os prejudiquem emocionalmente.

Tenha a certeza de que seu amigo sincero não terá medo de lutar por você.

Para manter nossa felicidade e saúde emocional, precisamos conservar diferentes tipos de relacionamentos, energias, conexões. Assim como precisamos das pessoas tranquilas e pacíficas, precisamos daquelas mais “estouradas”, que não temem o mundo.

Essas pessoas nos protegem incondicionalmente e nos motivam a evoluir a cada dia. Dê mais valor aos seus amigos sinceros, eles são muito preciosos!


Direitos autorais da imagem de capa: sevalv / 123RF Imagens

Você sabia que O Amor está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.