Podemos sim errar!

4min. de leitura

Não fomos ensinados a fracassar e isso tem pesado para muita gente. Aceitar que você nem sempre vai ser bom em tudo, que nem sempre terá razão e muito menos sucesso é difícil.



A gente sempre luta para conquistar objetivos e surpreender tanto os outros como a nós mesmos e vencer. Porque fomos educados de forma que vencer seja a única posição favorável. Isso tem acabado comigo rsrsrsrs.

Eu sou uma pessoa muito ativa e gosto de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Por humanidade, claro que não consigo ser boa em tudo. Tenho dificuldades (matemática é uma delas) e me ensinaram que perder não é uma coisa boa, ser fraco é algo ruim e altamente rejeitado. Então tento ser forte, acertar em tudo e isso acaba exigindo demais de mim. Me causa frustrações que talvez não tivesse se olhasse para as coisas em que realmente somos excelentes.

PODEMOS ERRAR SIM FOTO 01


Eu já me perdi e já vi várias pessoas reclamando da mesma perda, da “perda da gente”. De se achar em uma posição e não nos reconhecer porque acabamos por tentar ser bons em tudo e perdemos a oportunidade de ser bom somente naquilo que queríamos ser.

Esses dias mesmo um amigo me disse que não estava se reconhecendo, que esse que estava vivendo e com as atitudes que estava tomando não era ele. Eu perguntei:

– Quem é você?


E ele se descreveu pra mim exatamente como a primeira impressão que eu tinha dele: centrado, sério, responsável, persistente em seus objetivos. Perguntei se era realmente aquela pessoa que ele gostaria de ser. Ele com seu jeito turrão e reservado desconversou, mas no fundo interessa somente para ele a resposta.

A minha visão do homem que ele se apresentou pouco importa para ele. Porque ele tem que se enxergar assim. E principalmente, ele tem que ter orgulho de quem ele é. Eu me orgulho dele. Sem saber ele me fez pensar em quem eu sou e aos poucos me devolveu meu maior prazer: escrever.

Acredito que temos sim que querer ser sempre bons em tudo, mas não necessariamente sermos os melhores em tudo: o mais responsável, o mais centrado, o mais vitorioso. A vida não é uma competição. É uma estrada que trilhamos e teremos que errar para que possamos aprender a identificar nossos limites e nossos valores.

PODEMOS ERRAR SIM FOTO 02

Independente da decisão do meu amigo sobre as respostas que ele procura e as mudanças que ele acredita ser melhor, ele tem que caminhar e saber que suas qualidades são exatamente o tempero que fazem os defeitos pequenos e que são os seus erros e atitudes impensadas que faz com quem viva ao lado dele ver ele como especial e único.

Ao errar ele só me demonstrou que eu admiro uma pessoa que também busca melhorar. Essa caminhada a gente pode traçar junto com todos os nossos amigos. São as pessoas que escolhemos conviver e que nos respeitam pelo que somos que agregam valores e somam nas nossas vidas.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.