Quando você aprende a dizer não para o outro e sim para você!

4min. de leitura

Já parou para pensar que, muitas vezes, o não que você diz para o outro é o sim que você precisa dizer para você?

Desde pequeno você foi educado para agir de um jeito. Explicaram-lhe o que era ser uma boa pessoa, agir de forma correta e como ser gentil.



Você também cresceu sentindo o prazer que é quando algo que você faz tem sentido para o outro e quando você é reconhecido pelo que fez e percebe que tem valor e faz parte de um grupo. Esse grupo pode ser da sua família, de seus colegas de escola ou mesmo de seus amigos e vizinhos.

É um fato que o ser humano procura fazer parte de grupos. Mais importante do que isso está a nossa necessidade de nos sentirmos pertencentes. Sentirmos que somos únicos e ao mesmo tempo parte de um todo maior que nos acolhe.

Assim, as pessoas organizam suas vidas, de forma geral, buscando agradar, servir, ser parte de conexões junto a outras pessoas que lhe fazem sentido.


Mas, e quando em suas relações (pessoais e/ou profissionais) você diz tantos sim para os outros que acaba dizendo muitos nãos para você? 

Isso pode acontecer bastante e é muito comum na vida de muitas pessoas.

O desejo de agradar ao outro, de ser aceito e de pertencer pode ser tão grande que pode sobressair a você se sentir em conexão com você.

É comum as pessoas, em suas relações, dizerem sim, quando querem dizer não, por considerarem que esse sim é relativamente pequeno em um contexto. Contudo, ao longo do tempo, ao somar todos os sins que foram ditos com desejo de dizer não, se percebem perdidas de si, como se cada não que não tivesse dito tivesse dito virasse uma grande bola de neve prestes a esmagá-los.


Acontece aqui que ao dizer sim com vontade de dizer não, você não define e delimita os seus limites e quando os outros não conhecem os seus limites, correm o risco de ir ultrapassando espaços que pertenciam a você.

Dessa forma, aparecem sensações de invasão e de perda.

Sendo assim, se você não quiser se sentir invadido, precisa aprender a dizer o não quando ele fizer sentido para você.

O lado bom de se ver quase esmagado pela bola de neve dos nãos que não foram falados é que, ao se dar conta disso, você pode começar a mudar.

Mudar comportamentos é uma questão de aprendizagem. Uma aprendizagem que, às vezes, se resolve com treinamento, às vezes, com observações, outras com processos terapêuticos ou de coaching.

Existe solução!  Mas, qualquer solução sempre terá início a partir da sua vontade e da sua escolha!

Então, aprenda a dizer sim para você. Mesmo que esse sim seja alguns nãos para outras pessoas e outras situações.


Direitos autorais da imagem de capa: Joshua Rawson-Harris on Unsplash

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 08/07/2018 às 9:28






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.