Comportamento

Relato de mãe: “Demiti a babá depois de vê-la amamentando meu filho pela câmera”

Relato de mae Demiti a baba depois de ve la amamentando ft2

Em um relato anônimo, uma mãe em desespero compartilhou que flagrou a babá da família tentando amamentar seu filho.



De acordo com os principais órgãos de saúde do mundo, o leite materno é o melhor e mais completo alimento para oferecer aos bebês e crianças. Fonte de vitaminas, minerais, aminoácidos e outros nutrientes essenciais para o pleno funcionamento do corpo humano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que a amamentação seja conduzida de maneira exclusiva nos primeiros seis meses de vida, e combinada com uma alimentação saudável até, no mínimo, dois anos de vida.

Considerado “ouro líquido” por especialistas e médicos, o leite materno é capaz de ajudar a criança a melhorar de doenças, a sucção ajuda a melhorar a ansiedade e ainda traz a sensação de conforto e proteção. Mais do que alimento, o contato entre uma mãe e um filho durante a amamentação estreita laços e melhora o relacionamento entre eles, fazendo com que o vínculo se torne ainda mais profundo.

Mesmo sendo amplamente defendida, a amamentação é encarada de maneira diferente pelas mulheres, uma vez que muitas rejeitam ou desmamam em inferior ao indicado porque não receberam as informações corretas. É importante frisar que, em primeiro lugar, apenas a mulher e o bebê podem determinar quando começa e quando acaba essa fase, e qualquer tipo de interferência deve ser feita apenas quando solicitada, sempre prezando pelo bem-estar de mãe e criança.


Não são poucas as mulheres que afirmam que possuem baixa produção de leite e, sentindo-se inseguras com a alimentação dos filhos, acabam partindo para outras alternativas. O uso de fórmulas e de bicos artificiais são os principais causadores do desmame precoce, principalmente porque levam ao que os pediatras chamam de “confusão de bicos”, quando o bebê desaprende a mamar do seio da mãe por ter contato com outras fontes artificiais de amamentação.

Para uma mãe norte-americana, que compartilhou seu relato na plataforma Reddit, essa era uma das questões com que mais se preocupava: a baixa produção de leite. Com uma filha de 5 anos e um bebê de 10 meses, na época da publicação, ela conta que sempre se manteve ativa no trabalho, assim como seu marido, por isso precisaram contar com a contratação de uma babá desde os primeiros meses.

A mulher explica que, infelizmente, acabaram tendo uma experiência ruim com uma jovem, que saía e voltava do emprego com frequência, até que não quis mais trabalhar na casa deles. Depois disso, foi preciso ir mais a fundo nas indicações, e nessa busca, ela e o marido acabaram descobrindo que a filha dos vizinhos, de 20 anos, tinha disponibilidade.

Com o passar do tempo, a mãe conta que percebeu que os filhos amavam a nova babá, que estava sempre disposta a ajudar da forma como podia, mesmo quando não era solicitada. Em uma conversa, a menina acabou ficando extremamente curiosa sobre a quantidade de leite que ela produzia. Quando disse que não tinha muito, e que acabava dependendo da doação de outra mulher, a jovem demonstrou curiosidade e compreensão.


A mulher relata que possui câmeras de segurança em sua casa, e que ela e seu marido podem acessar as imagens em tempo real a qualquer momento do dia, onde quer que estejam. Mesmo assim, ela nunca se sentiu obrigada a isso, principalmente porque confiava de olhos fechados na nova funcionária, que sempre aparentou ser muito íntegra e respeitosa, além de ser filha de pessoas conhecidas da família.

Porém, em um dia que estava fugindo do controle, a mãe resolveu parar o que estava fazendo para se acalmar enquanto via o que seus pequenos estavam fazendo durante o dia, e foi quando se deparou com uma estranha cena. A babá estava sentada em sua cama, embalando seu filho de 10 meses, enquanto tentava amamentá-lo. Aquilo fez com que um grande alerta disparasse em sua cabeça, passando-lhe uma forte sensação de comportamento errado.

Assim que chegou em casa, a mãe confrontou a babá, perguntando o motivo de tentar amamentar seu filho, principalmente sem tê-la avisado de tal decisão. Desculpando-se veementemente, ela disse que queria apenas ajudá-la com o problema que enfrentava na produção de leite e que nunca teve a intenção de causar nenhum mal-estar.

Sentindo-se dividida, a mãe perguntou aos internautas o que deveria fazer nessa posição, já que a babá era ótima com as crianças e que encontrar outra profissional seria muito trabalhoso. Muitas pessoas opinaram, e embora algumas tenham defendido a funcionária, a maioria achou a situação muito estranha, principalmente porque não foi compartilhada com a mãe das crianças.


Sentindo que precisava ter cautela diante do acontecido, a mãe decidiu ir mais a fundo nas filmagens e tentar ver se encontrava mais comportamentos estranhos. A jovem funcionária acabou sendo flagrada em outros momentos tentando amamentar seu filho, e em algumas ocasiões ela chegava a desligar a câmera para que não fosse captado algo que estava acontecendo.

Determinada a demiti-la, a mãe apenas concretizou a ação quando percebeu que várias roupas de seus dois filhos tinham sumido, como fantasias de dia das bruxas, primeiro macacão, entre outras. Sensibilizada com o fato de ter colocado as crianças em risco, ela contou que estava dando uma pausa na carreira profissional para ficar mais em casa, e agradeceu a todos que deram sugestões de como agir.

Após rompimento, Joelma volta a seguir o filho que foi morar com Ximbinha e faz declaração

Artigo Anterior

Sasha Meneghel fala sobre maternidade e vontade de adotar: “Pensamos em três filhos”

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.