Comportamento

Se algo o incomoda, diga, não espere ser tarde demais!

Se algo o incomoda

Em nossas interações sociais, estamos a todo momento suscetíveis a decepções, tristezas e mágoas, porque nos relacionamos com pessoas diferentes da gente, e essa diversidade de opiniões, se não administrada corretamente, pode gerar conflitos.



Na maioria das vezes, quando algo nos incomoda em uma relação, optamos por manter para nós mesmos, seja para poupar o estresse ou para não desgastar o relacionamento por “coisas bobas”, mas não compreendemos que quando somos sinceros com a outra pessoa, estamos contribuindo para o nosso bem-estar e saúde emocional.

Não é sempre fácil falar sobre aquilo que nos incomoda, mas é necessário para a preservação dos relacionamentos. Quando mantemos as coisas para nós mesmos, não resolvemos nada, apenas nos alimentamos de pensamentos e sentimentos reprimidos, que podem contribuir para a tristeza e infelicidade em nossas vidas.

Se você ainda sente dúvidas sobre a necessidade de ser sincero sobre aquilo que o incomoda, leia os tópicos abaixo:


  • Nós não merecemos ser maltratados por ninguém, independentemente de nossas falhas. Se estiver se sentindo mal em alguma relação, tome uma medida o mais rápido possível, para evitar que sentimentos negativos tomem conta de você. Sua vida é sua responsabilidade, assim como sua felicidade. Cuide de si mesmo.
  • Você tem os seus próprios direitos. É responsável pela própria vida e não deve permitir que outro alguém tente controlá-lo ou moldá-lo de acordo com suas vontades.
  • Quando somos honestos sobre o que nos incomoda, estamos mais perto de resolver nossos problemas, porque mostramos que estamos interessados em melhorar as coisas, e se a pessoa também estiver, ela nos dará a atenção necessária. No entanto, se ficarmos quietos e guardarmos tudo para nós mesmos, não criaremos oportunidades de soluções.

  • Nossa saúde emocional depende disso. Quando não somos sinceros com nós mesmos e com os outros, acumulamos sentimentos negativos dentro de nós, e quando não tivermos mais espaço, acabaremos por “explodir”, causando danos muitas vezes irreparáveis.

É possível amar o outro sem feri-lo


Apesar de sermos imperfeitos e falharmos constantemente, é possível amar uma pessoa sem feri-la a todo momento, através da assertividade, a capacidade de defender os seus direitos e de outras pessoas sem uso de agressividade ou violência, mas priorizando a calma e a positividade. Dessa maneira, também lutamos por aquilo que é importante para nós, sem prejudicar outras pessoas no caminho.

Quando lidamos com algo que nos incomoda, precisamos adotar uma atitude assertiva, dizendo coisas como: “Eu não gosto quando você faz isso, faz eu me sentir mal” ou “Se você tomar uma atitude mais calma, acho que as coisas podem se sair melhor.” Você pode adaptar as frases de acordo com cada situação, e assim, além de ser franco como o que o incomoda, você se mostra disposto a buscar uma solução em conjunto.

Através da assertividade, a outra pessoa perceberá que seu comportamento é inadequado e buscará maneiras de se corrigir.

Para começar a adotar uma maneira mais assertiva de expressar as coisas que o incomodam em seus relacionamentos, você pode se guiar por essas 5 dicas:


1. Use frases incisivas, que demonstrem o que você realmente necessita, como por exemplo “eu quero”, “eu preciso”, “eu sinto”

Fazendo dessa maneira, as pessoas compreenderão sua seriedade e compromisso com uma melhora no relacionamento. Você pode substituir frases como: “Estou cansado de você agir dessa maneira”, por “Eu não gosto quando você age dessa maneira, faz eu me sentir mal”.


2. Prepare a outra pessoa para receber sua mensagem de forma positiva


Você pode fazer isso através de um elogio, reforçando alguma qualidade positiva que você percebe na outra pessoa. Assim, ela estará mais receptiva ao que você tem a dizer. Aqui está um exemplo que você pode usar: “Eu admiro a sua tranquilidade para lidar com as situações complicadas da vida, mas agora você está perdendo a cabeça e sendo agressivo comigo”.


3. Trate a outra pessoa com respeito

O princípio dos relacionamentos é a reciprocidade. Se você quer ser respeitado, respeite. Fale o que tiver que falar, mas sem fazer uso de ironias desnecessárias ou julgamentos. O respeito é uma maneira muito mais fácil de resolver as coisas.



4. Seja direto e deixe a necessidade de aprovação para lá

Não tenha medo ou vergonha de ser honesto e sincero, sempre com educação.



5. Mostre-se disposto a encontrar uma solução

Muitas vezes, expressamos como nos sentimos, mas não pensamos em uma solução para aquilo que nos incomoda. A pessoa que recebe nossa mensagem nem sempre estará preparada para ouvir o que temos a dizer, e pode se sentir triste, perdida ou frustrada. Dessa maneira, é sempre bom oferecer uma solução ou se mostrar disposto a encontrar um caminho melhor juntos.

Esperamos que este texto o ajude a buscar melhores realidades para os seus relacionamentos!

Você costuma falar sobre aquilo que o incomoda ou prefere guardar para si mesmo? Como você acha que isso afeta seus relacionamentos? Compartilhe suas opiniões através dos comentários abaixo!



Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: joseasreyes / 123RF Imagens

Quando me tornei mãe…

Artigo Anterior

Gratidão a todos que não acreditaram em mim

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.