Comportamento

Trabalhador sacrifica a vida para ajudar mulher em acidente com tirolesa. Caiu de 21 metros!

2 capa Trabalhador sacrifica a vida para ajudar mulher em um acidente de tirolesa Caiu de 21 metros

Joaquin Romero, de 34 anos, morreu vítima de “múltiplos ferimentos contundentes” dois dias depois de cair da tirolesa, tentando salvar uma cliente.



A tirolesa tem origem na Áustria e foi inventada como um meio de transporte para itens extremamente valiosos, que precisavam cruzar rios e montanhas. Com o passar dos anos, pessoas começaram a utilizá-la em travessias, dessa forma poupariam mais tempo do que se fossem por terra, encarando depressões, trilhas e rios.

Atualmente, a tirolesa é mais utilizada para quem quer um pouco de adrenalina, considerada um esporte radical praticado em bosques, parques, viveiros e outras localidades. Para praticar, é muito simples: o praticante fica preso a um cabo de grande altitude com mosquetões conectados a uma cadeira de alpinismo, deslocando-se de um ponto a outro, conectado a árvores, por meio de roldanas.

Assim como qualquer esporte, oferece riscos, principalmente erros na equipagem do participante, no manuseio do equipamento e na segurança durante a descida, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). Foi durante um desses erros que o instrutor Joaquin Romero, de 34 anos, sofreu um acidente fatal, despencando de mais de 20 metros. Ele tentava salvar a vida de uma cliente.


O caso aconteceu na Reserva Indígena La Jolla, em Pauma Valley, localizada no sul da Califórnia (Estados Unidos), no início do mês. De acordo com a People, Joaquin sofreu “múltiplos ferimentos contundentes” e morreu dois dias depois do acidente.

Uma testemunha afirma que o instrutor estava ajudando uma mulher numa plataforma, quando ela começou a deslizar pelo cabo, ele então teria agarrado o arreio para impedir que continuasse escorregando, mas acabou sendo puxado junto com ela, ficando pendurado a mais de 20 metros do solo.

Acreditando que os dois cairiam, caso continuassem ali, Joaquin soltou o arnês e acabou se sacrificando pela segurança da cliente, conforme informações da testemunha, que preferiu não se identificar. Os paramédicos o transportaram para o Departamento de Emergência do Sharp Memorial Hospital, de helicóptero, aonde o instrutor chegou sem pulso, exigindo ressuscitação cardiopulmonar.

A equipe médica explica que Joaquin Romero teve um mau prognóstico, e a família decidiu colocá-lo em “medidas de cuidados de conforto”, que foram administradas até sua morte ser declarada. A presidente tribal do “Bando La Jolla de índios Luiseño”, Normal Contreras, conta que toda a tribo estendeu suas mais sinceras condolências ao funcionário e à família dele por sua perda. A mulher saiu do incidente sem nenhum ferimento.


A presidente ainda explicou que eles têm orgulho de manter um ambiente de trabalho seguro, que oferece uma experiência agradável aos clientes, seguindo todas as normas de segurança. Por isso, a tribo decidiu conduzir uma investigação “profunda e abrangente”, junto com autoridades federais e estaduais, para compreender o que aconteceu no momento da queda.

Contreras explicou que, como a investigação ainda está em curso, não pode fornecer nenhuma explicação ou comentário adicionais sobre o incidente, mas pediu que todos se juntem à equipe, mantendo o funcionário e seus familiares nas orações. A Administração Federal de Segurança e Saúde Ocupacional está conduzindo uma investigação separada para averiguar todos os fatos.

2 2 Trabalhador sacrifica a vida para ajudar mulher em um acidente de tirolesa Caiu de 21 metros

Direitos autorais: reprodução/GoFundMe.

Nas redes sociais, inúmeras pessoas prestaram condolências à família, afirmando que Joaquin era um funcionário excelente, além de ser um herói, pois preferiu sacrificar a própria vida para evitar que a cliente perdesse a sua.


A data oficial do óbito foi no dia 1º/11, exatamente dois dias após o acidente. As autoridades e os familiares aguardam novas explicações, tentando entender o que aconteceu na ocasião, já que ele conhecia muito bem o funcionamento da tirolesa, principalmente as medidas de segurança.

Nasce Fernanda, filha de Sorocaba e Biah Rodrigues: ‘Obrigada’

Artigo Anterior

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.