Trabalhando pensamentos para vencer nas provas…

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Ao trabalhar nossa mente e pensamentos aumentamos visivelmente nossa chance de um melhor desempenho em provas. Com o lado psicológico bem trabalhado, você aumenta sua capacidade de concentração e aprende a lidar melhor com a ansiedade. Reduzindo níveis de ansiedade e estresse, conseguimos diminuir as chances de ter os famosos “brancos” durante as provas. O preparo emocional é fundamental para a aprovação em concursos públicos ou em qualquer outro tipo de prova no colégio e na vida acadêmica em geral.



Emocionalmente é bastante importante que o candidato/aluno consiga inserir em sua rotina algumas técnicas para tratamento de ansiedade. Uma das ferramentas seria fazer diariamente de 5 a 10 minutos de respiração diafragmática. Esta respiração consiste em respirar pelo nariz lentamente e enquanto inspira a barriga vai estufando e na hora de soltar o ar lentamente, soltar o ar pela boca e ir encolhendo a barriga. O ideal é que na hora de soltar o ar (expiração) isto seja feito no dobro do tempo. Por exemplo: Inspirar contando mentalmente até 3 e soltar aos poucos o ar em 6 tempos.

Outra interessante seria também tentar inserir meditação diariamente de 5 a 10 minutos na rotina. Gosto muito de trabalhar com meditação mindfulness (Meditação da atenção plena). Inclusive durante a sessão de terapia dos meus pacientes, reservo um tempo para fazer junto e ensinar as técnicas. Estudos mostram a grande diferença na redução de níveis de estresse, ansiedade e depressão em pacientes que fazem apenas terapia e outros que conseguem combinar terapia e meditação.

Falando mais sobre as técnicas que podem ser aplicadas no dia a dia para ajudar neste preparo para provas, podemos destacar algumas outras.


É importante aprender a lidar melhor com a ansiedade, conhecendo seus mecanismos, a fisiologia do medo e ansiedade, aprendendo a identificar seus sintomas e não se assustar com eles, aprendendo também a identificar pensamentos ansiosos e distorções cognitivas, trocando pensamentos catastróficos, por exemplo, por pensamentos mais adaptativos.

Outra técnica seria aprender o relaxamento muscular progressivo (Jacobson), onde contraímos cada músculos do corpo e depois os relaxamos no dobro do tempo.

Devemos também tentar ficar mais no momento presente.


Aprender as distorções cognitivas. Saber e lembrar que quando estamos ansiosos apresentamos mais pensamentos catastróficos. Aumentamos o perigo/ameaça em nossas mentes e percebemos nossa capacidade de enfrentamento muito menor do que ela realmente é. Na realidade nossa capacidade de enfrentamento é grande e a ameaça é menor do que imaginamos.

Aprender o modelo cognitivo. Saber que toda situação gera pensamentos, que geram sentimentos,  comportamentos e reações fisiológicas. Se conseguimos modificar qualquer um desses fatores, nós consequentemente alteramos os outros. Eles estão interligados.

Prática de exercícios físicos e alimentação saudável é importante. Aliás, temos alimentos que podem nos deixar mais ansiosos e outros que podem ajudar a diminuir a ansiedade. Maçã é boa aliada no combate a ansiedade e alimentos com cafeína devem ser evitados.

Outro fator muito importante é tentar ficar menos tempo em celular. Mídias digitais, redes sociais, geram aumento de estresse e ansiedade. Na hora de estudar mantenha o celular longe e no silencioso com a tela para baixo. Evitar ficar olhando mensagens. Estipular horários para olhar celular.

O que pode desequilibrar emocionalmente e deve também ser evitado é a mente fervilhante de pensamentos e medos. Tente não alimentar certos pensamentos. É fundamental ter momentos para desacelerar mentalmente e internamente. Deve-se tentar fazer um grande esforço para ficar mais no presente. Não ficar tanto com a mente no futuro nem no passado. O candidato/aluno deve se motivar a todo momento que perceber que está desanimando. Outra questão é jamais desistir. É preciso tentar até conseguir o objetivo, independente de quantas vezes já tenha tentado. Por isso, também é tão importante e eu insisto em inserir a prática da meditação e respiração na rotina. Assim como a escovação dos dentes, essas práticas necessitam ser diárias. Faça isso e verá uma grande diferença em sua vida e em seus resultados.

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