ComportamentoRelacionamentos

Você está vivendo um amor tóxico ou verdadeiro? Descubra!

Você está vivendo

Apresentamos abaixo 5 grandes diferenças entre amor verdadeiro e tóxico. Reflita sobre essas diferenças e analise se o seu relacionamento realmente é verdadeiro.



1. O amor-próprio e o desenvolvimento pessoal são prioridades nos amores verdadeiros

O amor verdadeiro é sobre evolução, amor, felicidade e altruísmo. Nesse tipo de relacionamento, seu parceiro o apoia a se tornar a melhor versão de si mesmo e a conquistar tudo aquilo que deseja para si mesmo.

Já o amor tóxico é focado no relacionamento em si e em como ele define os dois. As duas pessoas distintas que compõem a relação não são levadas em consideração, por isso não existe trabalho para evolução.



2. No amor verdadeiro, os interesses, hobbies e paixões individuais são vistos como saudáveis

Esse tipo de amor valoriza a individualidade de cada um dos parceiros, e incentiva uma vida separada do relacionamento, para manter a felicidade e satisfação dos parceiros com o relacionamento e a vida em si.


No amor tóxico, a vida além da relação é condenada. Tudo deve ser feito junto ou vira motivo para desconfiança, ciúme e brigas. Isso não é saudável e causa ressentimento.


3. O amor verdadeiro é aceitar seu parceiro com todos os seus defeitos e particularidades


Quando amamos verdadeiramente a outra pessoa, nós a aceitamos como ela realmente é, com todos os seus defeitos e particularidades, por mais complicado que isso possa ser.

Nos amores tóxicos, a aceitação não existe. Queremos que a outra pessoa mude para se tornar algo que nós queremos, sem nos importarmos com o que é importante para ela mesma.



4. A intimidade é um fruto do cuidado e paciência nos amores verdadeiros

A intimidade é um resultado saudável dos amores verdadeiros, que nascem através de uma verdadeira conexão entre duas pessoas.

Já nos amores tóxicos, a intimidade é baseada no medo e preocupação. Você se preocupa apenas em ser bom o suficiente para seu parceiro e se esquece de si mesmo.



5. No amor verdadeiro, todas as conversas procuram melhorar o relacionamento

No amor verdadeiro, até mesmo as frustrações e discussões provêm de um lugar de amor, carinho e evolução. Todas as conversas possuem o objetivo principal de melhorar a conexão entre as pessoas e tornar a vida mais feliz.


No amor tóxico, entretanto, o diálogo saudável parece não existir. Todas as tentativas de conversa acabam se tornando discussões e trocas de ofensas.

Você já viveu um amor tóxico? Como foi sua experiência? Gostaria de acrescentar mais alguma diferença a essa lista? Comente abaixo!



Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Edward Cisneros / Unsplash


Sobre o riso fácil que você provoca…

Artigo Anterior

12 citações da filosofia chinesa antiga que mudarão sua perspectiva de vida!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.