Trinta e um anos atrás, descobri que aprender a me amar era o segredo para a cura emocional, bem como a alegria, plenitude interior e realização, e a capacidade de compartilhar amor com os outros – ao contrário de sempre tentar obter o amor. Fiquei espantada quando o espírito me trouxe esta informação profunda, juntamente com o caminho para chegar lá, que se tornou a mensagem de grande parte do meu trabalho.
Agora, muitos outros estão começando a descobrir a importância do amor-próprio. Nós estamos tendo uma espécie de revolução do amor (a si mesmo).
Infelizmente, porém, a maioria das pessoas não tem ideia do que isso realmente significa.
Quando você ama a si mesmo, suas realizações são uma expressão do seu ser, em vez de uma definição dele.
O que amar-se não significa:
1.Ser egoísta
Somos egoístas quando “cuidamos de nós mesmos” sem nenhuma preocupação com o efeito que o nosso comportamento tem sobre os outros, ou quando esperamos que os outros se entreguem para nós – querermos que façam o que nós quisermos, e não o que eles querem ou precisam fazer.
2.Entregar-se doentiamente
Não é premiar-se por um dia duro com excesso de gastos, comida, tecnologia e bebidas.
3.Justificar o seu comportamento sem amor para os outros.
Não se trata de culpar os outros, ficar irritado com os outros, dizer-se que você tem o direito de se sentir como se sente. Claro que você tem o direito de todos os seus sentimentos. Isso não significa que é correto despejar seus sentimentos sobre outras pessoas.
4.Ignorando seus sentimentos
Não é sobre tentar não sentir sensações negativas, por ficar julgar-se, entorpecer-se com vícios ou fazer outros responsáveis por seus sentimentos.
O que amar-se significa:
Uma das melhores maneiras de entender o que significa amar a si mesmo, é imaginar como você amaria um filho.
1.Atender a seus sentimentos com compaixão
Pais amorosos ouvem como seus filhos se sentem com carinho, ternura, bondade, compreensão e uma intenção de aprender. Amar a si mesmo significa a mesma coisa – reconhecer seus sentimentos com consideração e intenção de entender o que estão dizendo. Todos os seus sentimentos são informativos, por isso é importante aprender com eles, em vez de ignorá-los.
2.Impedir o comportamento autodestrutivo ou uma falta de consideração para com os outros
Pais amorosos não incentivam autodestruição a seus filhos, nem permitem que eles prejudiquem os outros. Amar a si mesmo significa exercer disciplina interna adequada – não se autoagredindo com vícios ou agindo de forma ruim para com os outros.
3.Proteger a sua saúde física
Pais amorosos cuidam da saúde de seus filhos, proporcionando uma alimentação saudável, exercícios, sono suficiente, e limites saudáveis em relação a tecnologia. Amar a si mesmo é o mesmo – comer bem, fazer exercícios, e priorizar o sono.
4.Passar tempo de qualidade consigo mesmo
Pais amorosos passam tempo focados em seus filhos – brincando com eles, ouvindo-os e espelhando as suas qualidades intrínsecas de sua alma. Eles ajudam seus filhos a valorizarem suas próprias identidades, em vez de fixar o seu valor em aparência ou realizações.
Amar a si mesmo significa ouvir a si mesmo, honrar seus sentimentos e intuição, e, conscientemente, comentar sobre suas qualidades intrínsecas da alma – ao invés de julgar a si mesmo. Isso significa definir o seu valor pelo seu carinho, compaixão, bondade, curiosidade, generosidade e assim por diante, e não por definições externas. Quando você ama a si mesmo, suas realizações são uma expressão do seu ser, em vez de uma definição dele.
5.Ensinar-se a confiar no universo
Pais amorosos fornecem uma conexão espiritual positiva para os seus filhos, ajudando-os a aprenderem a confiar que nunca estarão sozinhos no universo, e receber conforto e sabedoria de seu poder superior. Amar a si mesmo significa aprender a se conectar com a sua fonte pessoal de orientação espiritual, para que possa receber o conforto e sabedoria que está sempre disponível.
6.Proteger suas finanças
Pais amorosos fazem todo o possível para se certificar de que seus filhos estejam seguros financeiramente – nunca tendo que se preocupar em ter o suficiente de alimentos, roupas e abrigo. Eles gerem as suas finanças com responsabilidade financeira. Da mesma forma, amar a si mesmo significa fazer todo o possível para tornar-se seguro financeiramente – viver de sua própria maneira e não entrar em dívidas desnecessárias.
7.Tratar os outros como você gostaria de ser tratado (e tratar-se dessa maneira, também.)
Pais amorosos ensinam seus filhos a serem gentis consigo mesmos e com os outros. Amar a si mesmo também significa ser gentil consigo mesmo e com os outros.
Uma das melhores coisas que você pode fazer para seus filhos e para outras crianças em sua vida é tornar-se um modelo de comportamento amoroso. As crianças aprendem a partir de suas ações, então quanto mais você aprender a amar a si mesmo, mais elas aprenderão a se amar.
___
Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Mind Body Green