Uma barbearia americana decidiu dar descontos para as crianças em troca da leitura de um livro em voz alta.
Na cidade de Ypsilanti, Michigan, Estados Unidos, uma barbearia que foi fundada em 1994, decidiu dar desconto para as crianças que cortam o cabelo no local, mas para isso, elas precisam ler um livro em voz alta enquanto fazem o corte. De acordo com o CBS News, esta é uma iniciativa do proprietário da The Fuller Cut, Alexander Fuller, e do barbeiro Ryan Griffin, que funciona há cerca de um ano, com o objetivo de estimular a leitura e os estudos dos pequenos.
De acordo com o Independent¸ os dois ouviram falar em um programa de leitura para o barbeiro quando leram um artigo. A iniciativa aconteceu primeiramente em outras lojas de todo o país, como Flórida, Ohio e Nova York, e quando leram sobre o assunto, sabiam que deviam fazer isso no estabelecimento e embarcar nessa nova jornada, chamando a ação de “Read to a Barber” (“Leia para um barbeiro”, em tradução livre).
Segundo CBS News, Fuller e a esposa começaram a encomendar livros para deixar na prateleira do estabelecimento, e depois, até os clientes aderiram à causa, doando livros antigos e usados. Como o bairro é predominantemente composto por pessoas negras, todos os livros são afro-americanos positivos, como o “Big Hair Don’t Care” e “I am Mixed”, que servem para estimular e dar força para cada um que entra no local.
O local também tem livros específicos para aqueles que estão começando a iniciar o processo de alfabetização, onde as crianças têm a ajuda do próprio barbeiro para conseguirem desenvolver a leitura. Além disso, ainda há aqueles livros que são feitos somente de imagens, como forma de estimular o pequeno a interpretação.
Fuller contou também que eles tinham vontade de fazer essa iniciativa há muito tempo, e depois de implantada, os pais que chegam no local são muito receptivos e quando a barbearia está cheia,
todos prestam atenção na história que está sendo contada pelos pequenos. Desde que a leitura se tornou um hábito na barbearia, eles não sabem dizer quantos descontos deram até hoje, mas afirmaram que as crianças adoram receber parte do seu dinheiro de volta, segundo o Independent.
Quando uma criança chega na barbearia para cortar o cabelo, ela pode escolher o livro que preferir e ir para a cadeira, onde o corte começa. Ainda segundo o CBS News, em média, crianças de até 12 anos visitam o estabelecimento, e elas podem ter um desconto de $ 2 dólares (cerca de R$ 10) ao ler um livro para o barbeiro. Além disso, como já são conhecidos por essa ação, ocasionalmente tem crianças trazendo os próprios livros de casa ou da escola.
Alexander Fuller conta que a leitura em voz alta dá mais confiança para a criança que a lê e ajuda os ouvintes a entender sua compreensão de leitura também. Além disso, melhora as habilidades de leitura dos pequenos, suas maneiras e o modo como socializam com as outras pessoas. Segundo o proprietário da barbearia, as crianças adoram e é uma das melhores coisas que eles criaram no local.
Além do estabelecimento comercial ter alguns leitores regulares, também há aqueles que têm problemas em ler em voz alta e ficam envergonhados, melhorando suas habilidades. Mas não se trata apenas de ler um livro, mas contar uma história para aqueles que a escutam e tudo é uma questão de compreensão. Atualmente, na barbearia, eles também vendem camisetas personalizadas da Fuller Cut por $ 10 dólares (R$ 50), onde todos os rendimentos são destinados para os livros do programa “Read to a Barber”.