A aposentada argentina Hilda Ramírez recentemente voltou a escola e concluiu o ensino fundamental.
Uma senhora de 89 anos concluiu os estudos na terceira idade. Ela precisou abandonar a escola durante a infância, para ajudar os pais em seus ofícios. No entanto, nunca desistiu do sonho de se formar.
Hilda Ramírez ainda estava na terceira série quando precisou parar de estudar para auxiliar sua família plantando hortaliças na zona rural. Contudo, a educação sempre foi sua prioridade máxima. Com quase 90 anos, caminha 20 quadras para frequentar as aulas.
A mulher nasceu em Quebracho, bem na província de Entre Ríos, na Argentina. Com ajuda de Brenda (32), sua neta, Hilda senta-se em frente ao computador em sua casa, localizada em Viale.
Jovem se certifica de que está tudo perfeito para a avó e antes da aula online, encontra a melhor maneira de se apresentar na videochamada. Mostra com orgulho seus cadernos espalhados pela mesa e os livros que coleciona, como troféus.
No passado, a anciã morava em uma casa humilde onde faltavam vários recursos. Com apenas sete anos, começou a plantar abóbora, batata dentre outros alimentos. Sua mãe era costureira e realizava trabalhos para muitas famílias da região. Naquela época, andava sobre a lama, já que as ruas não eram asfaltadas.
Direitos autorais: Arquivo pessoal
Retomada aos estudos
O desejo de concluir os estudos sempre existiu. Com o passar do tempo, vieram os filhos e outras obrigações que aos poucos foram adiando seus objetivos. Porém, dentro de si mesma sempre soube que a hora de voltar à escola chegaria.
Em 2015, decidiu voltar a estudar em uma escola somente para adultos. Frequentou as aulas durante um ano, até que as responsabilidades do clã familiar a forçaram a escolher entre uma coisa ou outra. O diretor da escola a levava e trazia todos os dias.
Direitos autorais: Arquivo pessoal
Porém, existia um motivo de força maior que a fez regredir e optar por um só caminho: seu marido estava doente. Isso fez com que a idosa novamente deixasse o colégio de lado. Em 2018, descobriu um tumor cancerígeno e precisou ser submetida a uma cirurgia.
Nem mesmo isso foi capaz de detê-la. Contudo, cerca de três anos depois ela acabou ficando viúva após 65 anos de casada com o senhor Bernardo Ramírez. Embora estivesse cercada de problemas e tristezas, foi neste mesmo período que decidiu de vez retomar o ensino fundamental.
Ela abandonou os estudos quando criança para trabalhar no campo. Aos 89 anos, terminou a escola!
Direitos autorais: Arquivo pessoal
Em plena pandemia, já em 2021, decidiu se dar uma nova chance e voltar a estudar como já almejava há um bom tempo. Católica fervorosa, Hilda proferiu que se Deus quisesse iria se formar no final do ano. Destemida, alegou que a Covid-19 não iria paralisá-la e que estava tomando todos os cuidados possíveis no quesito biossegurança, como apontado pelo Diario El Sol.
Sua professora Flávia Schmunk aponta que a aluna é muito aplicada, cuidadosa com suas anotações, não tem vergonha de aprender e ajuda os colegas, mostrando que não tem problemas com ninguém, apesar da diferença de idade.
Seu único ponto fraco é gostar muito de conversar. Fora isso, está sempre pronta a fazer o que é solicitado e nunca reclama. Hilda Ramírez acompanha todas as disciplinas assim como os demais alunos. Faz Oficina de Capacitação Profissional em Tecnologia e até Educação Física com seus colegas de classe.
A docente ainda conta que a estudante costuma falar que deveria ter aula nos dias de sábado. Sempre presente, adora ir à escola. Nas semanas sem aulas presenciais, Flávia se encarrega de fotocopiar as atividades e levá-las na casa de Hilda.
Na juventude, ela passava mal, mas agora na velhice se sente bem melhor. Engana-se quem pensa que a argentina só vai à instituição educativa. Também faz pilates às segundas e quartas-feiras.
Se encoraja a ficar sozinha, apreciando sua própria companhia, e sai para caminhar. Por ter algumas plantas, gosta de cuidar do jardim. Cozinha todos os dias e pendura roupas, detesta ficar parada.
Um verdadeiro exemplo de dedicação, Hilda Ramírez deixou um recado importante a todos aconselhando-os a estudar e ir à escola. Pontuou estar muito feliz por finalmente obter o tão sonhado diploma!