Uma família da República Dominicana se surpreendeu após desenterrar o corpo da avó, sepultada há cerca de 10 anos.

A família da República Dominicana ficou chocada com a aparência da idosa, morte há quase uma década.

Muitos de nós pensamos na morte como um ponto final, pelo menos para o corpo físico. Em pouco tempo, o que antes era o nosso templo, se decompõe, dando adeus às nossas características físicas. No entanto, uma família da República Dominicana teve uma grande surpresa ao perceber que as coisas nem sempre acontecem dessa maneira.

Conforme contado pelo NY Post, os familiares de Margarita Rosario se surpeenderam ao exumarem a idosa quase uma década após o seu enterro. Eles imaginavam que já não teria mais nada do corpo da avó, mas o que encontraram foi bem o contrário: o cadáver da idosa estava muito bem preservado.

Quando Margarita Rosario foi desenterrada no Cemitério La Colonia em Jarabacoa, não parecia que ela estava morta há tanto tempo. A idosa ainda ostentava um pouco de pele e ossos, que a ajudavam a se manter de pé com pouco apoio, além de bastante cabelo.

Uma imagem, que acabou circulando nas redes sociais, mostra um homem segurando o cadáver de Margarita enquanto uma mulher a veste com uma camisola branca. A exumação da idosa, cujo motivo não foi revelado, foi acompanhado por algumas pessoas região.

Direitos Autorais: Reprodução/ Twitter

Para os familiares de Margarita, a razão pela qual seu cadáver está tão bem preservado é o fato de ela ter sido uma boa pessoa durante a sua vida.

Exumação: uma tradição na Indonésia

Em algumas culturas, a exumação é vista como algo comum. Uma vila de Sulawesi, na Indonésia, faz desse um hábito praticado quase todos os anos.

Por lá, as exumações não são algo feito quando alguma questão criminal ainda está em aberto, como no Brasil e em outros países. De acordo com a UOL, um grupo étnico chamado toraja que preserva o costume de desenterrar seus mortos para reencontrá-los e cuidar do seu lugar de descanso final.

A cada um, dois ou três anos, as pessoas do grupo desenterram seus mortos, em uma cerimônia que recebe o nome de “manene”. Embora isso possa parecer um pouco mórbido para nós, a grande maioria dos toraja enxerga a tradição como algo natural.

A cultura toraja mistura crença no cristianismo com práticas animistas, e para eles desenterrar os mortos para trocar suas roupas e lhes fazer oferendas é algo muito bem visto. Além disso, eles também acreditam que o hábito os ajudará a ter ótimas colheitas.

Dessa maneira, eles fazem as exumações, e muitos presenteiam os falecidos com coisas que eles gostavam, desde bebidas até alimentos. Também é normal que coloqueim cigarros em suas bocas.

Os falecidos são levados para passear pela vila e também não é raro que surjam em fotos ao lado dos vivos. Ao final da cerimônia, todos os corpos são devolvidos aos seus respectivos túmulos ao final da cerimônia.

Os toraja têm uma relação bastante particular com a morte e os cadáveres. Conforme apurado pelo UOL, as áreas onde ficam os túmulos, possuem estátuas, que recebem o nome de “tau tau” para representar os mortos.

Elas são mantidas unidas e com as faces viradas para as vias públicas, como fossem guardiãs e protetores dos vivos.

Confira abaixo um vídeo sobre a tradição:

Além da “manene”, o contato com os mortos também acontecem no cotidiano. Entre os toraja, não é raro que as família mantenham os mortos dentro de cada, por até mesmo anos, antes de decidirem enterrá-los. Nesses casos, os corpos são vestidos com as roupas favoritas dos falecidos e preservados com formol.

Os mortos são vistos como presenças na casa, com os familiares inclusive conversando com eles como se estivessem vivos. Para esse povo, o espírito permanece junto ao corpo depois da morte, até que sejam cumpridos todos os ritos funerários e o enterro.

O que você achou do texto?

Muito legal
0
Gostei
0
Amei
0
Não sei
0
Bobagem
0
Luiza Fletcher
Redatora do site O Amor, onde sua missão é promover a reflexão e ajudar a aproximar as pessoas do amor verdadeiro, em todas as suas formas. Também escreve para o site O Segredo, um dos maiores portais do Brasil sobre desenvolvimento pessoal. Sua missão é buscar assuntos que nos inspirem a ser uma versão melhor de nós mesmos.

Os comentários estão fechados.