Um idoso de 78 anos foi encontrado em condições insalubres em São Paulo (SP). Ele estava sozinho em uma situação totalmente precária, o que comoveu o coração de seus vizinhos. Entenda!
O homem, que teve sua história divulgada nas redes sociais e em sites que mobilizam ajuda das pessoas, acabou sendo “adotado” pela vizinhança, que se encarregou de ajudá-lo no máximo de coisas possíveis.
O maior desejo de todos era vê-lo residindo com dignidade e conforto, tendo em vista sua faixa etária. Até mesmo sua casa foi reformada e a vida transformada após receber esse bálsamo de solidariedade e amor, algo cada vez mais raro nos dias de hoje.
Além de Roberto, outros idosos acabam passando por situações como essa e não recebem o mínimo de apoio para sair disso. Casos como esse têm sido frequentes. No entanto, Don Roberto teve sua felicidade resgatada depois de ser notado pelas pessoas ao seu redor.
Detalhes sobre a situação de seu Roberto
A casa dele não tinha energia por conta de fiações com problema. Sendo assim, ele não conseguia usar o banheiro e chuveiro. Além disso, o idoso habitava ali sem móveis, tendo apenas um sofá onde dormia. No inverno, acabava tomando banho gelado em seu tanque, situação perigosa e desconfortável.
Um post feito no Instagram pelo perfil Razões para Acreditar afirma que na época em que Roberto foi localizado, estava acontecendo a pandemia de Covid-19, em meados de 2020. Com tantas notícias trágicas sendo bombardeadas, ele tinha muito medo de receber ajuda por conta do coronavírus.
Contudo, com o passar do tempo ele foi adquirindo confiança e graças ao apoio de um grupo de vizinhas, ele conseguiu dar uma virada de chave em sua história. Diversas pessoas se uniram com o propósito de dar a ele novas oportunidades de vida.
Um idoso de 78 anos foi encontrado em condições insalubres em São Paulo (SP). Direitos autorais: Reprodução/ Instagram
Considerado um doce de pessoa, é filho único, não teve herdeiros e nunca se casou. Gessica Abe, uma das vizinhas, relatou o que fizeram em prol de Roberto. “Desde então, temos nos revezado para fazer seu almoço e a sua jantinha e levamos para ele sempre quentinha e feita com muito carinho”, revelou a mulher.
Ainda comentou que ele não come carne de porco nem frango. Ganhou de presente uma cafeteira elétrica, já que fazia café solúvel diluído em água fria. De fato, ele se virava como podia, mas agora tem tudo que precisa.
Foi lançada uma vaquinha para auxilia o idoso, a qual bateu a meta em 40 minutos mediante a repercussão midiática. O valor ultrapassado foi destinado à uma reforma mais completa, uma cuidadora para seu Roberto e alimentos. Embora ele fosse prioridade para receber todo suporte necessário, caso sobrasse recursos, foi avisado que as vizinhas gostariam de doar para outras causas sociais que acompanham.
Comentários dos internautas
“❤️❤️👏👏 Parabéns! Fico emocionada em ver pessoas boas nesse mundo”, “Parabéns pela atitude nobre de respeito com os abandonados!!!” e “Parabéns a todos os envolvidos…isso me faz ter muita esperança na raça humana…Deus abençoe todos …🙏” foram alguns dos comentários recebidos na publicação.
Muita gente se compadeceu ao ver o caso do senhor de idade. Houve até quem continuasse perguntando como poderia ajudá-lo e oferecer os cuidados que Roberto necessita para continuar sendo amparado.
Atitudes como essa fazem a fé na humanidade aumentar consideravelmente. Em um mundo tão caótico, onde o amor há muito tempo se esfriou, ter com quem contar tem se tornado escasso, mas ainda assim, fundamental.
Existem pessoas que não têm o básico, e continuam gratas. Já outras têm tudo e dificilmente estendem a mão a quem precisa, ou agradecem pelo pão de cada dia. A história de seu Roberto alcançou pessoas no mundo inteiro.
Em meio aos comentários, é possível ver pessoas de outros países destacando o quão emocionadas ficaram ao ver as cenas do homem recebendo o primeiro contato e sabendo que agora ele possui a dignidade merecida para aproveitar sua velhice com tranquilidade.