O diagnóstico de câncer mudou a vida da jovem, que precisou se reerguer ao ser deixada pelo noivo.
Lucero Itzamara Vega Pichardo, uma mexicana de apenas 24 anos viu a sua vida mudar completamente da noite para o dia. Uma rotina tranquila com um casamento a caminho deu lugar à luta pela vida após um diagnóstico de câncer e ao abandono da noite para o dia.
Segundo o portal de notícias mexicano Semana, Lucero foi passar por exames de rotina poucos antes de subir ao altar sem grandes preocupações. No entanto, acabou sendo confrontada com uma notícia assustadora: os exames apontaram que ela tem câncer de mama em estágio II B.
Preocupada, sua primeira reação foi contar ao futuro marido, que deveria ser o seu maior companheiro na vida, mas ao invés de amor e acolhimento, acabou encontrado uma grande rejeição. O noivo terminou o relacionamento, e a deixou sozinha no meio desse turbilhão emocional.
Direitos autorais: Reprodução/Facebook
Além de lidar com um diagnóstico nada fácil, Lucero também precisou encontrar forças para compreender que o seu casamento não iria acontecer, e que precisaria se desfazer de tudo relacionado a ele, inclusive o seu vestido de noiva.
Essa situação pode deixar qualquer um facilmente paralisado, mas diante da dor e da luta, ela resolveu que não se entregaria, e tomou uma atitude que a tornou um exemplo de resiliência. Ao invés de desfazer do vestido que antes era tão especial, ela resolveu usá-lo como ferramenta para combater a sua doença.
Lucena leiloou a peça para arrecadar recursos e tratar o seu câncer. Em seu perfil no Facebook, ela contou aos amigos sobre a sua situação:
“Boa noite, meu nome é Lucero e fui diagnosticada com câncer de mama, tenho 23 anos e quero muito progredir, por favor, não me insulte!! Antes de dizer algo feio para mim, por favor, verifique meu perfil !!“, escreveu ela, na introdução da postagem.
Em seguida, a jovem contou sobre algumas alternativas que estava seguindo para conseguir tratar a sua doença. Lucero contou que estava vendendo rifas do seu carro, um golfe 2001 em excelentes condições, para ajudar com as despesas médicas.
Direitos autorais: Reprodução/Facebook
Ela também relatou que estava vendendo tortas de queijo e também rifando o vestido, já que teve que “passar esse processo sozinha”.
Lucero ainda contou que o câncer é uma realidade recorrente em sua família, com o seu pai sendo diagnosticado com câncer de pele, e que eles estavam juntando dinheiro para ambos os tratamentos.
Na postagem, ela também colocou fotos do tratamento quimioterápico, além de documentos médicos para confirmar a veracidade da sua condição.
Toda a situação enfrentada pela jovem, que tem uma vida inteira pela frente, sensibilizou os internautas, que ficaram revoltados com o fato de ela ter sido abandonada justamente pela pessoa que estava próxima a dar um passo muito importante ao seu lado.
No entanto, apesar do abandono cruel, Lucero tem sido vista como uma pessoa muito forte, que usou uma experiência muito traumatizante como uma combustível para lutar por si mesma.
Direitos autorais: Reprodução/Facebook
Em entrevista a um portal local, a jovem contou que o abandono do noite não era mais a sua prioridade no momento, já que ele tinha escolhido ir embora, e que estava focando a sua atenção em conseguir realizar o seu tratamento.
Lucero também contou que está trabalhando como atendente em um restaurante, e que nesse período de final de ano as coisas estava indo bem, uma vez que havia bastante movimento.
De acordo com dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é o tipo mais comum, com mais de 2,2 milhões de casos. Em 2020, cerca de 685.000 mulheres morreram por conta da doença.