Ao ritmo dos tambores e com muita alegria, um grupo de garotas se despediu de sua tia de uma forma mais semelhante a uma festa do que a um funeral.
“Adeus, tia, do jeito que você gostava”, disse uma das sobrinhas.
Cada país tem seus próprios costumes e culturas, por isso é compreensível que as pessoas desses territórios tenham tradições muito diferentes de outras nações. Isso não significa que seja certo ou errado, simplesmente é normal.
No entanto, há ocasiões em que algumas situações podem gerar controvérsia. Foi o caso de um funeral que se tornou viral nas redes sociais, no qual vídeos foram compartilhados mostrando familiares carregando um caixão enquanto dançavam e cantavam com ele.
Direitos autorais: Reprodução/ TikTok/ @kimkiara49cd
Normalmente, atos desse tipo costumam caracterizar-se pela serenidade ao lembrar o falecido, reservando um momento para a despedida junto aos entes queridos e expressando luto diante de uma grande dor. Portanto, é incomum que um funeral seja conduzido de maneira festiva, como ocorreu nesse caso.
O velório foi registrado em um vídeo compartilhado pela usuária Kin Kiara em sua conta na rede social TikTok (@kimkiara49cd), onde ela comentou que era sua tia quem havia falecido e, por isso, a família quis se despedir dela da maneira que ela teria preferido, celebrando.
“Adeus, tia, do jeito que você gostava”, escreveu Kiara na publicação, onde aparecem o que seriam suas filhas e sobrinhas levantando o caixão no ar enquanto dançam ao ritmo dos tambores tocados por outros familiares, ao mesmo tempo em que gritam no ritmo da música. “Descanse em paz, querida tia. Obrigada por tudo. Você estará sempre em meu coração”, acrescentou Kiara em outro vídeo.
Direitos autorais: Reprodução/ TikTok/ @kimkiara49cd
Embora algumas pessoas tenham ficado chateadas com esse gesto, outras comemoraram que tenham cumprido o último desejo de sua tia e que a família tenha mostrado tanto amor pelos seus, mesmo quando não estão mais neste plano. “Foi isso que minha tia pediu e foi assim que aconteceu. Isso não foi nada, além disso, houve uma festa em casa”, disse Kiara em resposta a uma usuária.
“Não há mais respeito ou valores“, “Quando você perde realmente um ente querido a quem ama com todo o seu ser, você não pode fazer isso, você sente que sua alma dói”, “Não há mais intimidade, respeito ou nada disso”, disseram alguns críticos.
Direitos autorais: Reprodução/ TikTok/ @kimkiara49cd
Aqueles que apoiaram escreveram: “Não consigo explicar a emoção e a alegria que sinto ao ver essa bela despedida”, “Essa é a atitude, que a pessoa se despeça feliz como sempre foi”, “Honestamente, gostaria de uma despedida assim. Que minha família não chore ou fique triste, mas lembre-se de como sou amorosa e doidinha”.
Essa situação ocorreu supostamente no Peru, embora não se conheçam mais detalhes.