Juan Pablo, da Colômbia, se tornou ‘pai’ de família da noite para o dia, com abandono da mãe

Juan e os irmãos viviam com a mãe, até ela desaparecer os deixando sozinhos.

Juan Pablo não teve a chance de descobrir quem era seu pai. Ele e os irmãos mais novos viveram com a mãe por um tempo, até ela desaparecer na chuva e seus filhos nunca mais a virem.

O trágico episódio levou Juan a crescer antes do tempo. Com apenas 11 anos, se tornou chefe de família precisando cuidar de si e dos caçulas. Ele é uma raridade entre as crianças, já que precisou amadurecer de maneira forçada para sobreviver.

De acordo com o jornal Primer Impacto, caso aconteceu na Colômbia. Ninguém sabe dizer há quanto tempo os pequeninos foram abandonados. No entanto, a história dos quatro foi descoberta em meados de 2016, causando grande comoção pública.

Os vizinhos resolveram chamar a polícia depois de ouvir gritos vindos do interior da residência onde vivem. Ao entrarem no local, os policiais constataram um menino caído no chão, chorando com dores. Todos gozavam de plena saúde e os irmãos menores foram muito bem cuidados pelo primogênito.

Difícil de imaginar ter apenas 11 anos e do dia para a noite adotar inúmeras responsabilidades, tornando-se um “pai”. Foi este o sentimento que Juan teve, inicialmente bastante triste e assustado com a situação.

Porém, sua maior preocupação era com os irmãos, para que nunca faltassem sequer um dia na escola. Ele os levava diariamente e também frequentava as aulas. No momento em que dava o horário da saída, o menino ia para as ruas de Bogotá pedir dinheiro para comprar comida.

Quando não arrecadava dinheiro suficiente para se alimentar, Juan fazia o possível para cuidar dos únicos seres humanos que restavam em sua vida. Porém, o pequeno herói precisou ir até a coleta de lixo para angariar recursos. Um conhecido das crianças disse que ele fez tudo que pôde para garantir a sobrevivência de todos.

Segundo o responsável pela investigação, capitão Javier Goméz, da Polícia de Menores e Adolescentes, Juan Pablo tem muito a ensinar sobre paternidade e família, mostrando que não existem obstáculos impossíveis de superar quando se trata de cuidar de quem mais amamos.

Direitos autorais: Reprodução/ Primer Impacto

Considerado um herói por ter feito um trabalho extraordinário em cuidar dos irmãos mais novos, a ação de amor incondicional desse nobre rapaz ficará eternizada na memória de todos que tiveram conhecimento de sua história.

Contudo, esse desenvolvimento do senso de responsabilidade precoce não deve ser romantizado, tendo em vista que o abandono é algo traumatizante para qualquer pessoa. Ficar sem os pais ou responsáveis por perto, tendo que se virar para encontrar formas de comer, beber, vestir dentre outras atividades, é algo complicado de lidar.

São quatro crianças, cujas obrigações deveriam ser apenas estudar e brincar, algo típico para a idade. Porém, ao se deparar com um caso como esse, vemos que nem todo menor de idade tem condições de se encarregar apenas disso. Alguns, como Juan, precisam comandar uma casa com outras pessoas além dele.

Mesmo sendo tão novo, foi atrás de alternativas para que ninguém sofresse com fome ou sede. Limitado pela falta de finanças, só não abriu mão da educação. Pelo contrário, encarou-a como prioridade, já que vai para a escola diariamente com seus irmãozinhos.

Depois que a notícia viralizou e percorreu o mundo, ninguém mais teve informações a respeito do quarteto, que acabou ficando à mercê do Estado. No entanto, o desejo é de que eles tenham conseguido permanecer juntos e recebam as melhores oportunidades que uma pessoa pode ter.

Ainda que a história seja triste e preocupante, Juan Pablo é um verdadeiro guerreiro. A lição propagada por ele é impressionante e mostra que em meio a tanta dor e sofrimento, o menino se reerguia para dar o melhor a seus entes queridos.

O que você achou do texto?

Muito legal
1
Gostei
1
Amei
0
Não sei
0
Bobagem
0
Mayara Gabrielle
Redatora dos sites O Segredo e O Amor. Escreve sobre reflexão, inspiração e boas notícias, incentivando a todos a se tornaram uma melhor versão de si mesmos.

    Os comentários estão fechados.