Saiba o que significa ser “assexual estrito”.

Há tempos, as diferentes sexualidades vêm sendo levadas até o público brasileiro, seja através de comerciais, filmes ou novelas. Recentemente, aqueles que acompanham os folhetins se depararam com o termo “assexual estrito”. Neste texto, te ajudamos a compreender o termo.

A nova novela das 21h “A Travessia”, que veio para substituir “Pantanal”, vem apresentando personagens complexos e muito diferentes entre si. Um deles é Rudá, vivido pelo ator  Guilherme Cabral.

Filho da personagem Guida (Alessandra Negrini), ele tem uma relação particular com a sua sexualidade, e em uma determinada cena foi forçado pela mãe a revelar a sua identidade da namorada, que supostamente mantém escondida da família.

Confrontado, Rudá nega a existência da namorada e se mostra desconfortável com a insistência da mãe em “empurrar” mulheres para o seu caminho.

O personagem de Rodrigo Lombardi, Moretti, estava acompanhando a cena na espreita, e ao ouvir o diálogo resolve se manifestar, questionando a sexualidade do enteado. “É gay ele?“, pergunta Moretti à Guida, que repete a pergunta ao filho.

Se sentindo extremamente pressionado com a insistência da mãe e do padrasto, o jovem explode e responde: “Agora vão começar a empurrar garotos para mim? Só pensam nisso? Namoro, pegação…

Em outra cena da novela, Rudá é colocado em outra situação desconfortável, novamente com o padrasto. Enquanto aproveitam a praia, Moretti debocha do enteado dizendo que há diversas mulheres e homens na areia, à sua disposição.

Assexual estrito: o que é

Gloria Perez, autora da novela, indicou ao público que o personagem Rudá é assexual estrito.

De acordo com informações do portal Assexualidade, a assexualidade estrita não é uma doença e nem um transtorno emocional.

Aqueles que se encaixam nessa sexualidade não têm interesse na prática sexual com outra pessoa, independentemente de sua identidade de gênero (homem cis, mulher cis, homem trans, mulher trans, não-binário etc.) ou orientação sexual (heterossexual, homossexual etc.).

Diferente daqueles que fazem voto de celibato por alguma razão de força maior, os assexuais simplesmente não sentem atração sexual por outras pessoas, tampouco vontade de praticar sexo.

Se identificar como um assexual restrito, no entanto, não significa que será assim para sempre. Como se é muito falado, a sexualidade nos humanos é algo fluido, que pode se renovar a qualquer momento.

Portanto, é natural que aqueles pertencentes a esse grupo em determinado momento comecem a sentir desejo sexual.

Victor Hugo, que participou do ‘BBB20’, revelou ser assexual e virgem. Desde o seu anúncio, esse assunto começou a ser mais debatido, dentro e fora da casa, ajudando a levar mais conhecimento sobre esse aspecto da sexualidade para mais pessoas.

Quanto à Rudá, não há informações prévias começará a sentir algum tipo de desejo e atração por outros personagens ao longo da novela, mas é importante ressaltar algo interessante sobre o seu nome.

“Rudá” significa Deus do Amor na mitologia tupi-guarani. Ele é o Cupido responsável por flechar os corações dos guerreiros indígenas, sendo fundamentais para as suas relações com as índias da tribo.

Dados interessantes

A sexualidade é um universo muito amplo, e em nosso país os números são claros quanto a isso.

Em 2019, cerca de 2,9 milhões de pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais, uma quantidade que corresponde a 1,8% da população adulta, maior de 18 anos. Já 1,7 milhão não sabia sua orientação sexual e 3,6 milhões não quiseram responder. Os dados foram divulgados pelo IBGE, e fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) – Quesito Orientação Sexual, que investigou, pela primeira vez, de forma experimental, essa característica da população brasileira. O IBGE também informa que os assexuais representam de 0,1% de brasileiros.

O que você achou do texto?

Muito legal
0
Gostei
0
Amei
0
Não sei
0
Bobagem
0
Luiza Fletcher
Redatora do site O Amor, onde sua missão é promover a reflexão e ajudar a aproximar as pessoas do amor verdadeiro, em todas as suas formas. Também escreve para o site O Segredo, um dos maiores portais do Brasil sobre desenvolvimento pessoal. Sua missão é buscar assuntos que nos inspirem a ser uma versão melhor de nós mesmos.

Os comentários estão fechados.