A força do vínculo com os nossos cães é realmente poderosa. Entenda mais sobre o estudo que explorou essa relação!

Mãe de cachorro também é mãe. Isso porque os cães, além de darem “trabalho” praticamente da mesma forma, seja em cuidados e gastos, também podem oferecer a mesma alegria e realização do que os filhos.

Esses animais nos amam de todo o coração, fazem parte da nossa história, e constroem conosco uma relação pura de reciprocidade, entrega e muito amor, e por isso é muito comum os considerarmos nossos filhos, muitas vezes optando por eles ao invés de crianças de fato.

Muitas pessoas podem achar que exagerado ou mesmo desnecessário enxergarmos os nossos cães como filhos ou tratá-los com a mesma dedicação, mas a verdade é o vínculo que compartilhamos com eles é muito similar ao que temos com as nossas crianças.

Imagem licenciada para o site O Amor: Depositphotos.com

Isso foi confirmado por um estudo!

Segundo publicado pela ABC, a universidade japonesa Azabu realizou um estudo que comprovou que de fato existe um vínculo especial entre as pessoas e seus melhores amigos.

Esse vínculo é construído a partir de um processo hormonal ativado quando se olham, que funciona de maneira muito semelhante ao que se dá entre mãe e filho.

O olhar dispara tanto no cachorro quanto no seu dono os níveis de ocitocina no cérebro, hormônio relacionado a conduta paternal e maternal. A ocitocina atua também como neurotransmissor no cérebro e tem um papel importante no reconhecimento e estabelecimento de vínculos sociais, assim como na formação de relações de confiança.

Para realizar a pesquisa, os cientistas 30 cachorros para brincarem com seus donos em um quarto, e analisaram cada interação entre eles durante 30 minutos. Depois, mediram os níveis de ocitocina tanto na urina dos cães como na de seus donos, e descobriram que o contato visual constante entre eles elevava os níveis do hormônio nos cérebros de ambos.

Em um segundo experimento, os pesquisadores passaram ocitocina nos focinhos de alguns cachorros e os colocaram em um quarto com seus donos e alguns desconhecidos.

Imagem licenciada para o site O Amor: Depositphotos.com

A resposta nos animais foi que eles passaram mais tempo olhando para seus donos, o que após meia hora, fez com que os níveis de ocitocina crescessem também nos donos.

Essa é uma comprovação científica daquilo que todos nós já sentimos quando estamos perto de nossos animais!

Compartilhe o texto com os amigos nas redes sociais!

O que você achou do texto?

Muito legal
0
Gostei
0
Amei
0
Não sei
0
Bobagem
0
O Amor - Redação
O Amor faz parte do reconhecido projeto O Segredo, que há mais de cinco anos participa da transformação de milhões de vidas através de conteúdos positivos e motivadores. Mantendo a qualidade geração de conteúdo e parcerias, o novo projeto se dedica a explorar o universo complexo e maravilhoso do amor.

Os comentários estão fechados.