A atriz fez um relato com o qual muitas mães podem se identificar.
A maternidade é um período transformador da vida das mulheres, mas também bastante romantizado.
Especialmente agora, na era das redes sociais, é fácil vermos as nossas timelines lotadas de mulheres que tiveram parto há pouco dias mas já parecem estar completamente recuperadas: com a pele impecável, os quilos já perdidos e uma felicidade absurda.
Tendo contato com essa realidade, pode ser muito fácil olharmos para nós mesmas com julgamento, como se não fôssemos boas o suficiente e estivéssemos fazendo algo de errado para com nós mesmas e nossos filhos.
No entanto, a realidade é que a maternidade é um período complicado, de renovação, que muda a nossa vida completamente, e exige muita dedicação e comprometimento.
Até mesmo as mulheres que parecem mais bem resolvidas com todas as transformações impostas pela chegada de um filho enfrentam os seus dilemas internos e precisam conviver com as mudanças emocionais e corporais dessa nova fase.
No entanto, cada vez mais as mulheres parecem estar se dando conta de que não precisam aparecer nas redes sociais ou na vida real totalmente “perfeitas”, após o parto.
Desde anônimas até famosas, cada vez maior é o número de mulheres que usam as redes sociais para se manifestarem a favor da maternidade real, seja no corpo das mulheres, nos seus sentimentos e até mesmo no dia a dia.
Sthefany Brito foi uma delas, e aderiu a esse movimento ao compartilhar em seu perfil no Instagram uma foto do seu puerpério onde aparece como qualquer outra mulher, com olheiras e melasma.
Quando tirou a foto, um ano atrás, Sthefany relatou que se sentiu “horrorosa, com a cara inchada, olheira e melasma”, mas que agora, ao vê-la novamente, mudou totalmente a sua visão, e se achou linda e poderosa, “sendo o lugar mais seguro do mundo para a pessoinha mais importante desse mundo!”.
Direitos autorais: Reprodução Instagram / @sthefanybrito
Em seguida, a atriz complementou dizendo que a maternidade é um desafio e um momento em que a mãe tenta se reconectar consigo mesma. “A mãe do Enrico de um ano atrás jamais teria postado essa foto, mas a mãe do Enrico de hoje tá aqui orgulhosíssima postando e dividindo uma das fotos mais lindas que temos juntos…”, desabafou.
Direitos Autorais: Reprodução/Instagram
Nos comentários, a atriz recebeu muito carinho e apoio de outras famosas e também das fãs, que elogiaram a sua evolução enquanto mãe e mulher, e acrescentaram que ela estava linda assim como é agora.
Rafa Brites é outra famosa que fala sobre a maternidade verdadeira em suas redes sociais. Em fevereiro deste ano, quando estava passando pelo puerpério do segundo filho com o marido, o jornalista Felipe Andreoli, ela publicou uma foto após a amamentação.
Na legenda, escreveu: “Adepta ao fraldão e a viver esse segundo filho me permitindo viver cada momento sem tanto auto julgamento, cobrança e comparação!”. Ela também agradeceu o apoio do marido durante esse momento.
Direitos autorais: Reprodução Instagram / @rafabrites
O que dizem os especialistas
Em uma entrevista ao Metrópoles, a psicóloga Alessandra Araújo, falou um pouco sobre a maneira como a sociedade nos ensina a tratar a maternidade.
De acordo com ela, de uma forma geral, a sociedade romantiza a relação entre mães e filhos. Segundo ela, há a certeza de que as mulheres já nasceram com a predisposição a serem mãe mas uma coisa que muitas percebem com o passar do tempo é que não é assim para todas.
A psicóloga também acrescentou que é positivo que mulheres com influência deem exemplo do que é a maternidade real, e mostrem que não há problema em ter olheira ou ficar com o cabelo bagunçado nesses momentos.
Segundo ela, esse tipo de influência proporciona um certo conforto às mulheres que sofrem dentro de suas casas por não terem uma rede de apoio.