A beleza impressiona à primeira vista, mas somente a personalidade e o amor próprio se sobressaem nessa história.
Hoje, é comum vermos inúmeros artistas e famosos que demonstram ter o corpo e a vida perfeito na internet, inspirando milhares de pessoas ao redor do mundo. Porém, muitas das vezes, essa ‘inspiração’ acaba sendo tóxica, pois a busca pela beleza e pela perfeição podem ser muito prejudiciais, especialmente para aqueles que não tem conseguem ‘bancar’ o preço de tamanha irrealidade.
O real se tornou escasso. Vazio. Longe da maioria das celebridades. Isso porque, a beleza, que um dia foi verdadeira, se tornou ao longo da evolução algo que pode ser pago com dinheiro. Procedimentos estéticos, próteses dentárias, preenchimento nos lábios e lentes nos dentes são somente alguns dos inúmeros recursos que o dinheiro pode comprar, mas, vai muito além disso.
Ter acesso a médicos, personal trainers, alimentação saudável, nutricionistas e outros profissionais, são apenas uma parcela do que os famosos costumam ter como aliados na hora de melhorar a aparência e alcançar a beleza desejada. Ao refletir sobre a frase “você não é feito, você é pobre”, é inegável que o dinheiro possibilita cuidados que, geralmente, são considerados ‘luxos’ pelas pessoas mais humildes, mas o preço pode ser bem mais alto do que se possa imaginar.
Ainda assim, é preciso entender a imposição que a frase traz para as pessoas, que ficam completamente reféns de um sonho que parece inalcançável. Mas, apesar disso, ser uma pessoa mais simples e com pouco dinheiro não condena ninguém a feiura, pelo contrário. Há milhares de pessoas no mundo que, apesar de simples, são belas, e que não se prenderam a vaidade imposta pela sociedade.
Para os famosos, que geralmente exibem uma aparência mais simples antes do sucesso, parece ‘fácil’ ostentar corpos maravilhosos, cabelos sedosos e roupas de grifes, depois do salário alto na conta bancária. Em muitos casos, a busca pelos retorques no corpo são mascarados pela pressão que a sociedade impõe sob o corpo do homem e da mulher, na tentativa incessante de ser o padrão que todos “esperam”, tentando se encaixar naquilo que nunca foram, somente para se sentir aceito e amado pelo o outro.
Na busca pelo perfeito, a beleza e a riqueza se distorcem juntos, no qual ambos se ajudam mutualmente a ‘prosperar’ cada vez mais. Mas, o que muitos não percebem, é que se amar em primeiro lugar é o primeiro passado para viver uma vida próspera e em paz. Se ver livre das amarras da sociedade pode ser difícil, mas é um processo que precisa vir de dentro e acompanhar você a vida inteira até finalmente entender que quem faz sua felicidade somos nós mesmo, não nossa aparência.
Saber valorizar aquilo que nos torna único, características que nos diferençam, é saber também não se importar com os julgamentos alheios, ou com o que a sociedade pensa sobre os “padrões perfeitos”, evitando se comparar com aquilo que as outras pessoas são e tem. Amor próprio e autoconfiança juntos, é um combo poderoso para qualquer um, seja rico ou pobre, pois somente com ele podemos transformar aquilo que não gostamos em algo que tem o seu valor.
Estar sempre feliz, com a roupa de marca e impecáveis na hora da foto se tornou algo comum, pois é coisa de outro mundo estar sem maquiagem ou sem os procedimentos estéticos nas redes sociais. O belo na internet é mostrar a vida perfeita, sempre bonitos e bem arrumados, torcendo para que um dia possa se olhar no espelho com o mesmo brilho no olhar que o dinheiro e a beleza ‘transfigurada’ traz àquelas celebridades tão desejadas.