Uma pesquisa sugere uma técnica simples para impulsionar temporariamente a criatividade e tudo o que você precisa é de uma bola de borracha!
A técnica em si é extremamente simples: tudo que você tem a fazer é espremer uma bola de borracha com a mão esquerda, o mais forte que puder, por cerca de um minuto.
Um estudo feito por quatro investigadores israelitas constatou que pessoas que espremiam uma bola de borracha com a sua mão esquerda conseguiam resolver mais problemas em um teste de raciocínio convergente.
Esta forma de pensamento criativo é útil para “ligar os pontos” existentes combinando informações, comparando ideias e resolvendo problemas com alguns critérios especificados.
A maioria das inovações e invenções do mundo moderno são originárias deste raciocínio.
Por que isso funciona:
1. Aumento de incentivo
Existem várias explicações para o porquê desta técnica funcionar. Cerrar a mão esquerda ativa as regiões motoras no hemisfério direito, e esta ativação no córtex motor se espalha para outras regiões no hemisfério direito. Colocando em atividade o lado direito do cérebro, que é responsável para uma maior criatividade.
2. Diminuição do incentivo
Mais precisamente, o incentivo no cérebro não é maior durante o aperto da mão, mas sim quando o aperto da mão para, ele leva à ativação global reduzida. Esta ativação reduzida ajuda porque impede a concorrência e interferência de regiões cerebrais não essenciais e, geralmente, melhora o processamento de informações do cérebro.
Naturalmente, os efeitos desta técnica não duram muito tempo, mas deve haver algum efeito apreciável por pelo menos 15 minutos.
3. Cognição incorporada
Uma explicação totalmente diferente diz respeito à diferença nos efeitos causados pela dureza da bolinha com efeitos diferentes. O conceito subjacente aqui é o da cognição encarnada, que, basicamente, representa a ideia de que nossas experiências corporais influenciam nosso pensamento.
Espremer uma esfera macia passa uma sensação de facilidade e você pode igualmente sentir as formas da bolinha. Tais sensações corporais de facilidade e maleabilidade influenciam nossos pensamentos a terem esta mesma flexibilidade e múltiplas perspectivas, e tudo isso ajuda você a pensar em ideias fora da caixa.
_________
Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Psyciencia
Direitos autorais da imagem de capa: pairhandmade / 123RF Imagens