As 3 principais maneiras de saber se alguém está mentindo

6min. de leitura

Você já teve uma experiência de saber que alguém estava mentindo, mas não estava certo o suficiente para desmascarar a pessoa, e só descobriu depois que estava certo o tempo todo? Por mais que a vida se trate de amor, comunidade e amizade, também se trata de sabedoria e discernimento.



Seria tão agradável viver em um mundo onde todo mundo é honesto e transparente, mas temos um longo caminho a percorrer com isso ainda. Algo que pode realmente ajudá-lo em sua jornada é a capacidade de distinguir entre uma mentira e uma verdade. É bom aprender as maneiras de identificar uma mentira agora, para que não tenha que aprender da maneira mais difícil mais tarde.

Quer se trate de um colega de trabalho, amigo ou familiar, aqui estão as 3 principais maneiras de saber se alguém está mentindo para você:

1. A sua linguagem corporal muda

Estima-se que cerca de 55% de toda a comunicação se resuma a linguagem corporal. Somos biologicamente capazes de lermos a linguagem corporal, e saber como identificar os movimentos e gestos específicos é uma boa maneira de prevenir-se de ser vítima de um mentiroso. Aqui estão alguns sinais de linguagem corporal para procurar em alguém que você desconfie que esteja mentindo:


1. Está piscando rapidamente (tentando ser mais convincente)

2. Não está fazendo contato visual (ou por culpa, ou por estar tentando pensar em uma história em sua cabeça)

3. Pode colocar os dedos na boca (forma subconsciente de impedir-se de falar o que não deve)


4. O olhar fixo em você sem pestanejar (tentando manter a calma)

5. Muda a posição de sua cabeça rapidamente (para replicar um momento “AHA!”)

Estes 5 coisas, combinadas com o que estamos prestes a falar, são comportamentos que a maioria dos mentirosos exibe.


2. O seu tom de voz muda

Estima-se que cerca de 38% de comunicação envolva tom, volume, fluxo, densidade e velocidade. Ela pode começar a falar mais calmamente, mais rapidamente, ou tropeçar em suas palavras. Pode gaguejar um pouco também, porque está tentando inventar uma história. Você também pode perceber que ela está tentando dar-lhe MUITAS informações, como uma tentativa de tornar-se super convincente, de modo a mascarar suas mentiras.

A sua voz pode carregar um sentido de nervosismo, ansiedade ou medo quando não há necessidade de existirem. Se você perguntar a alguém “Onde você esteve hoje?”, e ele não fiz nada de errado, não há nenhuma razão lógica para ficar nervoso, tropeçar em suas palavras, ou tentar convencê-lo excessivamente de onde estava. A linguagem corporal combinada com o tom de voz é muito importante para compreender a comunicação humana, e aprender a ler estes detalhes lhe dará uma enorme vantagem.


3. Seu campo de energia muda

Estima-se que os restantes 7% da comunicação seja verbal na natureza e constituído por palavras. Estes números, por sinal, vem de um estudo feito pelo professor de psicologia Dr. Albert Mehrabian que testou comunicação verbal e não verbal. Se alguém mente e diz “eu não tenho problemas com você!”, ele concluiu que 93% da comunicação poderia ser captada pelo tom de voz e linguagem corporal.

Eu, pessoalmente, acho que 7% é muito, porque os estudos não conseguiram incluir outros ingredientes importantes e também científicos. Intuição, pré-cognição, e empatia. Muitas pessoas se identificam como sendo empatas, o que significa que podem literalmente sentirem os pensamentos e sentimentos que a outra pessoa está tendo. Se você tem uma forte intuição e é empático por natureza, eu diria que pode discernir esses 9% restantes usando suas habilidades, deixando apenas 1% para palavras reais.

Como você se sente em seu estômago e coração? A sensação é semelhante à forma como se sentiu quando alguém mentiu para você? Se você estiver de pé em frente a pessoa, preste atenção em como seu campo de energia está. Está em forma de defesa, mentiras e manipulação?

A ciência nos diz que a linguagem corporal e o tom compõem a maioria da comunicação de uma pessoa, e a experiência diz-nos que a intuição e a capacidade de empatia podem representar a maior fatia do resto. Espiritualmente falando, 100% da comunicação é não verbal. É tudo comunicado através do campo de energia e de pensamento. Se você está em contato com esse aspecto de si mesmo, e acrescenta à isso o novo conhecimento sobre o tom de voz e linguagem corporal, está bem equipado para ver através dos véus de ilusão.

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Spirit Science

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.