4min. de leitura

Seus dedos criam rugas na água? aqui está o significado!

O corpo é uma coisa incrível. É complexo e fascinante. A cada segundo do dia, nossos corpos trabalham para nos manter saudáveis e seguros. Uma ação simples, como um bocejo ou um espirro, é muitas vezes a maneira do corpo de nos proteger de danos.



Alguma vez você já se perguntou por que você soluça, ou por que seus dedos criam rugas na água? Mecanismo de defesa!

Seus dedos provavelmente já ficaram assim. Mas você já se perguntou por que isso acontece?

Acontece que as rugas têm um propósito específico. Quando o corpo encontra uma maior quantidade de umidade, percebe que o ambiente exterior pode ser escorregadio. Em resposta, sua pele e mãos começam a enrugar, para ajudá-lo a obter uma melhor aderência em superfícies lisas.


Muito legal, não é? Confira alguns dos outros mecanismos de defesa do corpo:

seus-dedos-criam

1.Bocejo

Você provavelmente já ouviu falar que um bocejo significa que você está cansado. Isso é parcialmente verdade. Ele significa que seu cérebro está cansado. O objetivo de bocejar é esfriar o cérebro depois de ter sido superaquecido ou sobrecarregado.



2.Espirros

Começa com um pouco de cócegas no nariz, então um grande AAATCHIMM! Quando as passagens nasais se enchem com muitos alérgenos, micróbios, poeira ou outros irritantes, o corpo sinaliza um espirro. Quando você espirra, seu corpo está limpando sua via aérea de quaisquer irritantes.


3.Espreguiçar

seus-dedos-criam2

Você pode ter o hábito de se espreguiçar quando acordar. Se espreguiçar é um instinto. Prepara o corpo para o dia, trabalhando os músculos e restaurando o fluxo sanguíneo após uma longa noite de descanso. Também melhora o seu humor!


4.Soluço

Os soluços são os piores! Mas acontecem por uma razão. Quando você come muito rapidamente, engole grandes pedaços de comida ou come demais, o nervo pneumogástrico fica irritado. Este nervo está intimamente ligado ao estômago e ao diafragma. A irritação resulta em soluços.


5.Perda de memória

Perda de memória geralmente ocorre após uma experiência desagradável. Se um evento o deixou chateado ou machucado, o cérebro pode apagá-lo de sua memória para evitar que ele seja criado novamente.

seus-dedos-criam3


6.Arrepios

Você provavelmente experimentou arrepios em um dia frio, quando saiu e se esqueceu de levar um casaco. Os arrepios ajudam a reduzir a quantidade de calor que o corpo perde através da pele. Quando você está frio, os arrepios te ajudam a se manter quente!


7.Lágrimas

Os cientistas acreditam que em uma situação estressante, o corpo cria uma nova fonte de irritação – lágrimas – a fim de distraí-lo da dor que você está experimentando. As lágrimas também atuam como proteção para a membrana mucosa do olho, quando objetos estranhos entram em contato com ele.

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: David Wolfe

Você sabia que O Amor está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.