Tomar MATE faz as pessoas felizes, Ciência diz!

A erva-mate faz parte da vida de muitos brasileiros. Nos estados mais frios, é consumida como Chimarrão, e nos estados mais quentes como Tereré. Além de proporcionar momentos de relaxamento e conexão, ela também pode fazer bem para a nossa saúde, e está na lista dos “alimentos da felicidade”.

Mas por que a erva-mate pode contribuir para a nossa felicidade? Porque ela, assim como outros alimentos saudáveis, libera a serotonina, hormônio conhecido por nos proporcionar bem-estar, prazer e felicidade.

Não fazemos essa associação frequentemente, mas nosso bom humor e disposição estão diretamente relacionados ao tipo de alimentos que consumimos. Se quisermos ser mais felizes, precisamos fazer uma dieta baseada em alimentos ricos em antioxidantes e vitaminas, de acordo com os especialistas em Nutrição Gabriela Fretes e Fidel Zenteno.

Podemos também encontrar a serotonina – o hormônio da felicidade – no chocolate, no leite, e nos cereais (que também contêm vitamina B1, permitindo a aceleração e produção de mais serotonina no cérebro).

Se você quiser encontrar mais felicidade através do chocolate, escolha os 60% a 80% pela presença dos antioxidantes. Se preferir uma dieta mais natural, opte por grãos integrais com leite, frutas cítricas, vegetais crus, peixe, erva-mate e nozes.

“Existem certos tipos de alimentos que possuem alguns nutrientes relacionados ao bom humor, como antioxidantes e citocinas vegetais; outros que são encontrados em frutas e legumes”, ressalta Gabriela Fretes.

A erva-mate e o bom humor

“A erva-mate e o guaraná são estimulantes do sistema nervoso, mantêm a pessoa acordada. E são antioxidantes que ajudam a um bom estado de saúde. Antioxidantes eliminam uma substância que temos no corpo; quais são os radicais livres que envelhecem as pessoas, eliminando o estado de desânimo”, explica Fidel Zenteno.

Por esse motivo, devemos valorizar mais os momentos sozinhos ou com os amigos conversando e tomando nosso chimarrão/tereré. Estaremos semeando mais felicidade e alegria em nosso meio social, além de compartilhar momentos divertidos com as pessoas importantes para nós. Só precisamos nos lembrar de que deve existir um equilíbrio. Além dos alimentos, é fundamental para a qualidade de vida uma rotina regular de exercícios físicos, descanso e hidratação.

O que achou da notícia? Toma muito chimarrão ou tereré? Comente abaixo e compartilhe com os amigos!




Deixe seu comentário