Neste artigo você irá conhece todos os climas e como eles se apresentam em diferentes pontos do planeta

Por conta da distribuição desigual de calor e umidade pelo planeta, os climas dos países se diferem, que foram dividos em 10 tipos.

Os climas do mundo são diferentes de acordo com sua localização geográfica e são influenciados principalmente pela inclinação do sol na superfície terrestre. Além disso, eles também são condicionados pelas correntes marítimas, pressão atmosférica, altitude, latitude e outros, o que faz ser mais quente ou mais frio.

No geral, o clima é um conjunto de características do tempo atmosférico, determinado especialmente pela pluviosidade e temperatura, que se repetem ao longo do tempo. Enquanto os climas mais quentes acontecem em áreas de baixa latitude, os mais frios podem ser em alta latitude. Confira abaixo todos os tipos de clima e suas principais características:

1. Clima equatorial

O clima equatorial é o mais quente e úmido do planeta, com baixa latitude, o que faz com que os raios solares incidem com maior intensidade, resultando em altas temperaturas durante o ano todo. Esse clima é registrado nas zonas próximas da Linha do Equador, como o Brasil, a África e o sudeste asiático.

Outra característica importante é a grande concentração de umidade no ar, que fica em torno de 80%. As médias de temperatura depende de cada local, no entanto, podem chegar até 27 °C ou mais dependendo do calor. Já no inverno, as temperaturas em média é de 20 °C. Além disso, no clima equatorial há chuva abundante durante todo o ano e pouca variação entre as estações.

2. Clima tropical

O clima tropical é outro que recebe muita luminosidade e calor, e por conta disso, é marcado pelas elevadas temperaturas médias anuais e pela baixa amplitude térmica. Ele está presenta na zona tropical do planeja, ou seja, entre os trópícos de Câncer e de Capricórnio, e dependendo da região, pode variar entre clima tropical seco (de maio a setembro) e clima tropical chuvoso (de outubro a abril), duas estações bem definidas.

Além disso, o clima tropical pode ter mudanças de umidade de acordo com alguns fatores climáticos, como a maritimidade nas zonas costeiras, por exemplo. Já em relação à chuva, o volume anual é de 2000 mm nas de maior umidade e 750 mm nas regiões mais secas. Alguns lugares que contém esse clima são: Cingapura, Brasil, Sri Lanka, México e Austrália.

Direitos autorais: Reprodução Pexels / Matheus De Moraes Gugelmim

3. Clima subtropical

O clima subtropical é um tipo de clima que é muito conhecido por ter grande amplitude térmica durante o ano, com chuvas bem distribuídas e pode chegar a nevar durante o inverno. Este clima está presente nas regiões sul do trópico de Capricórnio e ao norte do trópico de Câncer. No Brasil, por exemplo, podemos citar Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e o sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A característica mais marcante desse clima é a distinção bastante fiel das quatro estações do ano e a elevada umidade do ar. No verão, as temperaturas são semelhantes às de clima tropical, enquanto no inverno alcançam entre 10 e 18 °C, com possibilidade de geada.

4. Clima temperado

O clima temperado também tem as quatro estações bem definidas, localizado nas regiões entre os trópicos e os círculos polares de ambos os hemisférios, no entanto é mais acenturado no Hemisfério Norte, já que no Sul também se tem a presença do clima subtropical. A Europa, a Ásia e a América do Norte são algumas regiões onde o clima temperado está presente.

A umidade do ar varia de acordo com a proximidade do mar, tendo duas subdivisões: clima temperado continental, que é mais seco, e o temperado oceânico, que é mais úmido. Já em relação as temperaturas, elas são mais amenas na maior parte do ano, enquanto as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano.

5. Clima mediterrâneo

O clima mediterrâneo é característico de áreas de média latitude, presente não somente em áreas banhadas pelo Mar Mediterrâneo, mas também pela costa oeste dos Estados Unidos e no sul da Áfria, Oceania e América do Sul. Sua umidade de ar é elevada devido a maritimidade e sofre bastante influência do aquecimento global, batendo recordes por causa da temperatura máxima extrema.

Este clima é marcado por invernos curtos, com temperaturas baixas em torno de 0 °C e 15 °C, com chuvas recorrentes. No verão, que é longo, o clima mediterrâneo é quente e seco, com chuvas raras ou escassas, com temperaturas oscilando entre 18 °C e 25 °C.

Direitos autorais: Reprodução Pexels / Daniele Putti

6. Clima semiárido

O clima semiárido é muito característico pelo calor persistente durante o ano todo, com chuvas regulares e escassas, e baixa amplitude térmica, fazendo com que ele apresente ainda baixa umidade relativa do ar. Em média, durante o ano, as chuvas são de 250 mm a no máximo 750 mm.

No Brasil, esse clima está presente no semiário do Nordeste, que apresenta chuvas escassas e mal distribuídas. Além disso, as chuvas também se concentram em um curto período de tempo, o que leva os lugares, como o nordeste brasileiro, à seca de vários meses. Nos desertos ao redor do mundo, esse é o clima mais comum.

7. Clima desértico ou árido

No clima desértico ou árido, há dois aspectos principais: alta amplitude térmica, ou seja, com a grande variação significativa de temperatura ao longo do dia, bem como a baixa umidade relativa do ar também. As chuvas são tão escassas nesse tipo de clima, que podem ter anos que não chegam a ocorrer.

As temperaturas tem uma média de 30 °C, com um calor predominante principalmente durante o dia, podendo chegar a alcançar 50 °C. Quando chega a noite, porém, a temperatura muda completamente e chega a valores negativos em algumas regiões. Além do calor intenso durante o dia, o clima desértico também passa por escassez hídrica, como encontrado no deserto do Saara, Namíbia e Kalahari, na África, na Austrália, em grande parte do Oriente Médio, no norte do México e outros lugares espalhados pelo mundo.

Direitos autorais: Reprodução Pexels / Sergey Pesterev

8. Clima Polar ou Glacial

O clima polar ou glacial é muito conhecido por suas temperaturas negativas, as mais extremas do mundo, com termômetros sempre abaixo de 0 °C. Por estarem em áreas de maior latitude, ou seja, aquelas situadas acima dos círculos polares de ambos os hemisférios, eles recebem menor incidência solar, o que faz com que o frio seja permanente.

Direitos autorais: Reprodução Pexels / Frans van Heerden

Além da umidade do ar elevada, apesar das baixas incidências de chuvas, ele tem amplitude térmica, os invernos são extremamente rigososos, enquanto os verões são secos, ao mesmo tempo em que a neve cobre o solo durante o ano todo. Regiões no extremo Norde da Rússia, Europa, Canadá, a Islândia, Groenlândia e todo o continente da Antártica são de clima polar.

9. Clima frio de montanha

O clima frio de montanha, também chamado de clima de altitude, está presente em áreas de maior altitude do planeta, especialmente em regiões montanhosas, como os Andes e os Himalaias. Há baixas temperaturas durante o ano todo, e em média, a temperatura registra cerca de 0 °C, mesmo no versão.

No inverno, a queda de temperatura já é esperada, alcançando números negativos. Nesse clima, também é normal a ocorrência de chuvas, devido ao choque das massas de ar com as encostas das montanhas. Por conta disso, inclusive, a neve forma grossas camadas no solo e quase não derrete ao longo doa no.

10. Clima frio ou subpolar

O clima frio ou subpolar tem como característica temperaturas baixas durante grande parte do ano, com versões curtos marcados por temperaturas amenas e frias, que não passam dos 10 °C. Já no inverno, o frio é intenso, com temperaturas negativas. Por estar presente em áreas de média e alta latitude, como as próximas do Círculo Polar Ártico, no Hemisfério Norte, há pouca chuva.

O que você achou do texto?

Muito legal
0
Gostei
0
Amei
0
Não sei
0
Bobagem
0

Os comentários estão fechados.