8 razões pelas quais devemos perdoar até mesmo o imperdoável

5min. de leitura

Todos nós sentimos a dor e a raiva que vem quando alguém nos ofende. Pode parecer persistirem para sempre. Você realmente acha que vai odiar alguém para sempre. Mas existem algumas verdades que encontrei ao longo do meu percurso de vida sobre perdoar o imperdoável que gostaria de compartilhar com você.



1. É importante que se diga em voz alta as maneiras pelas quais fomos injustiçados

É fácil quando você está machucado por alguém ir à todos que você conhece e contar o acontecido em detalhes. O que não é fácil é realmente dizer que você foi ferido. O que não é fácil é olhar nos olhos daquele que te feriu e dizer: “Você fez isso, e me machucou.” Mas quando você faz, sente o efeito terapêutico.


2. O perdão é uma importante jornada pessoal a realizar

É pode ser uma ótima jornada. Dependendo de quão próxima essa pessoa for de você, é uma daquelas coisas que realmente te tiram o sono. De certa forma é como comer uma tigela de sopa. Às vezes é demasiado quente colocar em seus lábios. Então você só tem que esperar até que esteja boa o suficiente para você.


3. Às vezes você apenas não consegue se reconciliar

Este é um passo importante a ter em mente. Perdão não é reconciliação. Eu tive pessoas que me machucaram no passado que poderiam ser perdoadas, mas definitivamente não consegui deixá-las para trás em minha vida. Portanto, é importante seguir em frente.



4. A dor que você está sentindo agora é sobre este momento no tempo, não sobre o passado

Se alguém fez alguma coisa que te machucou há dois anos atrás, a dor que você sentiu na época foi baseada no incidente. Mas a dor que você está se sentindo hoje é sobre este momento no tempo. Ela deriva de coisas não ditas, de conflitos não resolvidos – por isso é importante ser capaz de fazer as pazes com o passado para um futuro mais agradável.


5. Você é capaz de desistir de suas expectativas pelos outros

Não perdoar alguém é, de certa forma, como uma expectativa da pessoa que você não pode perdoar. É como se você esperasse que ela viesse rastejando de volta para você um dia, prostrada no chão, implorando o seu perdão. Mas cabe a ninguém buscar seu perdão. Cabe a você oferecê-lo.


6. Você percebe que viver a sua vida como deseja é a própria vingança

É realmente a melhor coisa que você pode fazer. Não pense sobre a sua vingança, viva a sua vingança por viver uma boa vida. Você levou um fora por ser muito gordo? Bem, perca peso (se quiser), seja o que o seu ex-parceiro desejava, e depois não he dê moral.



7. Você tem que começar um novo capítulo em sua história

A vida sempre pareceu-se com um livro para mim. Não há nenhum momento definitivo no tempo em que um capítulo termina e outro começa, mas você pode realmente sentir isso. Um grande final de capítulo para mim foi quando fui capaz de perdoar alguém que me injustiçou. Eu senti como se estivesse em uma nova página. Poderia finalmente seguir em frente e fazer as coisas mais impressionantes para escrever nesse livro.


8. Odiar alguém é como beber um veneno

E esperar que o outro seja envenenado. Era uma vez, eu estava sendo enganado por alguém muito perto de mim. De certa forma, anos mais tarde, isso ainda me assombrava. E quando eu descobri, senti ódio. Senti tanto ódio. Mas em um momento de lucidez, percebi que odiar alguém é como beber um veneno e esperar que a outra pessoa seja envenenada. Eu prometi que iria perdoar, e perdoei. Mas também me permiti sentir toda a gama de emoções.

No final, porém, como nos sentimos e como nos aproximamos das coisas varia em cada um. Esta foi a minha viagem. Espero que isso possa ser útil com a sua.

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Higher Perspectives

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.