Às vezes, a melhor coisa que podemos fazer é respirar fundo e não dizer nada

4min. de leitura

Algumas situações na vida realmente nos tiram do sério e nos provocam ao ponto de sentirmos vontade de colocar para fora tudo o que sentimos, sem ao menos pensarmos nos efeitos de nossas palavras.



Aquela pessoa sem noção que faz tudo para nos estressar, as malcriações dos filhos e os comportamentos egoístas dos nossos amigos ou parceiros podem ser realmente cansativos e se acumularem em nossas mentes e coração, até que algum dia acabam por sair de nossas bocas de uma forma totalmente oposta a qual esperávamos.

Quando atingimos o nosso limite, podemos ceder ao impulso e falar mais do que deveríamos, o que pode nos prejudicar, colocando-nos em situações delicadas, que demorarão para se resolver, deixando um clima pesado em nosso dia a dia.

Falar sobre nossas emoções e sobre as coisas que nos tiram do sério faz parte da vida. Todos nós precisamos fazer isso, em alguns momentos, para não ficarmos loucos, mas, na verdade, a melhor coisa a fazer é simplesmente respirar fundo e não falar nada.


Quando estamos realmente estressados e cansados de alguém, a vontade de falar tudo o que acreditamos que a pessoa merece ouvir é grande, mas nem sempre isso resolverá as coisas.

Algumas pessoas têm apenas o objetivo de tirar a sua paz de espírito e vê-lo estressado e triste.

Se damos atenção a essas pessoas e discutimos com elas, estamos fazendo exatamente o que querem. Elas se comportam como crianças birrentas. A melhor maneira de silenciá-las é ignorando. Tentar fazê-las ouvir ou respeitar o seu ponto de vista é uma perda de tempo, porque elas enxergam apenas o próprio lado e não se interessam por ninguém além de si mesmas.

Nós esperamos que as pessoas ao nosso lado se comportem como adultas, saibam conversar e nos respeitar, mas isso nem sempre acontece, e não podemos ficar tristes todas as vezes que demonstrarem que não se importam conosco.


Ao invés de nos desgastar tentando conversar ou nos entristecer com a sua falta de consideração, devemos apenas respirar profundamente e seguir em frente, como se não tivessem falado nada. Assim, evitaremos magoar nossos corações e perder nosso tempo com coisas desnecessárias.

Ignorar pessoas conflitivas é uma das maneiras mais eficazes de cuidarmos de nossa saúde mental e emocional.

Portanto, da próxima vez que uma dessas pessoas tentarem tirar a sua paz, ignore-as. É a melhor maneira de não ser contagiado por suas energias tóxicas.


Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa: ilustração de Christian Schloe.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.