Reduza a negatividade na sua vida – aprenda como aumentar seu nível de felicidade!

4min. de leitura

Psicologia Positiva ensina como aumentar nível de felicidade:



Muitos acham que aumentar o bem-estar no dia a dia é uma utopia. Mas uma nova Psicologia – chamada de Psicologia Positiva – nos ensina que é possível aumentar nosso nível de satisfação com nossa vida. O que acontece na maioria das vezes é o chamado “Efeito Lua de Mel”. Acontece quando lemos um livro de autoajuda, vamos a um workshop ou participamos de alguma imersão. Ficamos super empolgados por um tempo, para depois logo voltarmos a nossa rotina diária. A ideia é mudar isto e deixar os níveis de felicidade mais altos e permanentes.

Barbara Frederickson criou uma fórmula para expressar como podemos ser mais felizes.

  • Relação positiva = (Numerador (aumentar a positividade)) / (Denominador (diminuir a negatividade))

É possível reduzir a negatividade de algumas maneiras. Diminuir nossa exposição a situações que são intoxicantes, como noticiários, jornais e mídia negativa é um ótimo começo. Isso não quer dizer viver no mundo de Pollyanna (personagem literária, famosa por ter uma visão excessivamente otimista da vida), mas sim, evitar a excessiva exposição a notícias desnecessárias para nosso crescimento. Além disso, podemos ser grandes cobradores quando queremos. Então, deixar de criticar a si e as outros, evitar o cinismos, as mentiras e as relações que podem trazer negatividade, são outras formas de diminuir este denominador.


Mas o melhor mesmo é aumentar o numerador, ou seja, a positividade. Assim, mesmo que não consiga evitar algumas atitudes de negatividade, poderá se beneficiar de um maior bem- estar aumentando a positividade na sua vida. Para isso, há alguns facilitadores importantes. Fazer atividades físicas regulares é mais do que cuidar do corpo, significa também é cuidar da mente. Já há estudos científicos que a Meditação, por exemplo, traz grandes benefícios para nosso bem-estar e nossa qualidade de vida. Além disso, que tal se perguntar:

  • O que eu gosto de fazer?
  • O que me dá prazer?
  • O que me satisfaz?

Como já foi dito anteriormente, inserir rituais no dia a dia é primordial para que façamos mudanças duradouras em nossas vidas. Com qual frequência você escuta sua música favorita? Você já começou a meditar, a se exercitar? E o diário de gratidão, consegue ser grato todos os dias mesmo pelas pequenas coisas? Qual foi a última vez que brincou sozinho ou com uma criança? Com qual frequência você se permite fazer algo prazeroso, como um cineminha, sair com amigos, dormir até mais tarde? Essas são mudanças pequenas e que só dependem de você!

Que tal fazer uma lista de todos os rituais que gostaria de inserir no seu dia e começar iniciar já? Comece com um e vá acrescentando os outros após 3 três semanas ou até acreditar que se tornou um hábito. Assim, você verá que é possível realizar tudo que deseja desde que se permita, se planeje e se comprometa com você mesmo!


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Por: Maria Cristina – Maria Cristina é psicóloga e atende em consultório em BH. Tem amor pela profissão e o desejo constante de auxiliar as pessoas a enfrentar suas crises e a buscar o autoconhecimento. – Via: personare.com.br

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