Dalai lama tem uma mensagem importante sobre a educação moderna

4min. de leitura

A educação é uma das coisas mais importantes em todo o mundo, um tema tão amplo é realmente necessário.



No entanto, educação vai muito além do que apenas ter uma formação. Educação significa aprender, não só sobre o mundo ao nosso redor, mas sobre nós mesmos também.

As pessoas hoje medem a inteligência de uma pessoa com base no pedaço de papel que declara seu grau e o lugar em que foram ensinadas. Isto nada tem a ver com a inteligência. Você não precisa de algum tipo de material que afirma a sua inteligência para você. Albert Einstein mesmo admite, “Eu nunca deixo minha educação interferir em meu aprendizado.” Outra declaração forte de Einstein: “Todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele vai viver toda a sua vida acreditando que é estúpido.”

dalai lama


Dito isso, quanto mais temos a tendência de julgar os outros com base em onde tiveram a sua educação ou que tipo de formação, mais medimos o valor de alguém como ser humano. É uma falha muito triste de nosso sistema de ensino, no qual muitas crianças sofrem mais tarde na vida, tentando atender a essas expectativas elevadas do que significa ser “digno”, no visão do público.

Essencialmente, boas notas não significam absolutamente nada, a menos que você seja obediente ao sistema que te forjou na pessoa “inteligente” que você é hoje. Uma das coisas que as pessoas se esquecem de considerar é o bem-estar emocional daqueles que estão tentando obter uma educação. A inteligência emocional é tão importante quanto a sua inteligência educacional. Dalai Lama levanta um ponto bastante sólido em uma publicação no Facebook em 16 de maio, onde ele escreve:

“A educação moderna, com foco em objetivos materiais e um desrespeito pelos valores internos está incompleta. Há uma necessidade de saber sobre o funcionamento de nossas mentes e emoções. Se começarmos a fazer um esforço para educarmos os jovens atuais sobre valores interiores, eles verão um mundo diferente, muito mais compassivo e pacífico no futuro.”


É importante que reconheçamos que nem tudo deve ser medido pelo pedaço de papel que precede a nossa inteligência, devemos nos concentrar em ensinar aos jovens o que significa ser humano e dominar suas emoções. Nós passamos muito tempo olhando a superfície e nunca nos comprometemos a mergulhar mais fundo. O que você acha sobre a inteligência e educação na sociedade de hoje?

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: Higher Perspectives

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 20/02/2017 às 1:37






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.