Estudante budista revela 6 hábitos conscientes para controlar o estresse

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Pesquisas provam a relação entre estresse e problemas de saúde. Isso influencia diretamente nas vidas das pessoas que trabalham com saúde, que buscam alternativas “naturais”, como meditação, para reduzir o estresse em seus pacientes, para que assim reduzam também o desenvolvimento de condições de saúde causadas por ele.



Como uma alternativa para ajudar as pessoas a lidarem com seu estresse e outras doenças de maneira mais saudável e consciente, Jon Kabat-Zinn, professor Emérito de Medicina e diretor fundador da Clínica de Redução do Stress e do Centro de Atenção Plena em Medicina, na Escola Médica da Universidade de Massachusetts, que também é um estudante budista, criou um guia para uso de mindfulness em seu livro “Full Catastrophe Living”.

Abaixo estão 6 hábitos que nos ajudam a viver de forma mais consciente e livre de estresse e doenças:

1. Não julgamento

Nossos julgamentos nos impedem de ser totalmente conscientes sobre nós mesmos, as pessoas e o mundo ao nosso redor, o que nos coloca em uma maré de negatividade. No entanto, quando começamos a praticar uma atitude de não julgamento, nós os tornamos pessoas mais otimista e positivas, o que nos coloca no caminho das possibilidades infinitas da vida.


2. Aceitação

Como diz a famosa frase: “Aquilo a que você resiste, persiste”, e a resistência é exatamente o que piora todas as nossas inseguranças e sofrimentos mentais.


Precisamos praticar a aceitação. Aceitação é estar aberto para o que a vida colocar em seu caminho, alegrar-se com as coisas boas e enfrentar as ruins com coragem e força, quantas vezes forem necessárias, sempre agradecendo pela oportunidade de estar vivo e aprendendo lições.


3. Paciência

Paciência é a habilidade de entender que tudo na vida tem um tempo. Não podemos forçar algum acontecimento ou relacionamento, ou estamos nos condenando a uma decepção.

Tudo acontece no momento exato em que precisamos, para nos ensinar alguma lição que nos ajudará a lidar com os próximos acontecimentos de nossas vidas.



4. Tranquilidade

Seja calmo, siga o fluxo da vida, aceite que as coisas se desenrolem como devem. Permita-se apenas estar e abandone toda a necessidade de controlar ou manipular o mundo a seu favor.


5. Gratidão

Pessoas gratas agradecem por tudo o que existe em suas vidas, independentemente da quantidade de seus bens materiais ou de quanto têm em sua conta bancária. Elas são gratas principalmente pelo que possuem livremente: o ar, uma família, a oportunidade de viver.

A gratidão também nos permite ser mais abençoados, porque a energia positiva e satisfeita que emanamos para o universo retorna para nós.


6. Deixar ir

Deixar ir é abrir mão de sua resistência para que a vida flua exatamente como deve. É ser aberto para novidades em seu caminho, a receber coisas novas e eliminar aquilo que não serve mais ao seu crescimento. É compreender que, apenas deixando ir, nós podemos nos tornar verdadeiramente conscientes.

Esses hábitos mentais podem ser praticados com em qualquer lugar e em qualquer momento do dia, não precisam levar horas, e mesmo assim nos ajudam a limpar nossas mentes de todo o estresse que vivemos diariamente, melhorando nossa qualidade de vida.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo:  wavebreakmediamicro / 123RF Banco de Imagens

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