Qual é a diferença entre a alma, o eu e o eu supremo?

5min. de leitura

erroneamente ficamos confusos e consideramos estas três palavras a mesma coisa. Mas há uma diferença fundamental na consciência do que essas palavras representam.



A alma é o indivíduo, eu e eu supremo são universais.

1.O eu supremo é o Princípio Supremo, tudo o que chamamos de: Deus, Supremo, Ser Divino, Amor, Verdade ou Realidade.

2.O eu pode ser descrito como raios luz do eu supremo, que existem como a “luz da vida” em cada ser vivo. É parte do eu supremo e é, por conseguinte, de natureza idêntica.


Assim como a semente de uma árvore contém todas as qualidades da árvore, o atman também carrega as qualidades do Supremo.

qual é a diferença entre a alma2

A palavra, atman significa “a entidade individualmente distinta”, aka, o ser, em sânscrito.


3.Alma, a alma individual, é o reflexo do Ser dentro de um indivíduo; uma “onda” que emerge do oceano da existência e vagueia de encarnação a encarnação. Depois de um longo processo de desenvolvimento e experiência, a alma retorna para a unidade do Eu.

A alma que se manifestou em uma forma, no entanto, não se identifica com a sua essência divina, mas sim com os seus atributos, o corpo físico, a mente, os pensamentos, etc.

Qual é a razão pela qual a alma individual separa-se do eu supremo? A causa reside no princípio do ego. Aqui, ego significa “a vontade de existir”; é a aspiração para a manifestação e autoexpressão, no sentido de “Eu quero existir”.

O ego é a semente através da qual a variedade dentro da natureza vem à existência. A diferença na forma só é relevante para a manifestação externa e para a expressão da consciência e intelecto – a essência, no entanto, é a mesma dentro de todos, Ser.

qual é a diferença entre a alma3

Assim como a água em nuvens parece ser diferente da água no mar, da mesma forma o indivíduo apenas “parece” ser diferente de Deus. Na realidade, não há divisão – ela só existe externamente.

O indivíduo segue o caminho estabelecido por lei cósmica, que tem a mesma validade para todas as formas de vida.

O objetivo e propósito da vida está no desenvolvimento contínuo e esclarecimento da consciência, que atinge a sua expressão máxima na união consciente da alma individual com o Ser divino. A abertura da consciência individual da alma para a toda a existência do Ser é chamada de iluminação ou autorrealização.

“Iluminação significa que não há nenhum canto de consciência remanescente na escuridão.”

Não se pode explicar ou descrever o Eu. A comparação mais próxima é com a luz ou espaço. O espaço não pode ser cortado, queimado ou não destruído. Espaço sempre permanece espaço. Pode-se dividir espaço com cercas ou muros para criar esferas “individuais” que podem ser moldadas ou compreendidas separadamente, mas assim que as demarcações são removidas, o espaço unificado emerge novamente.

“Assim como paredes dividem espaço, o corpo, a mente, o intelecto, disposição, qualidades e experiências montados como “pessoa “, marcam os limites do Eu por um tempo. O corpo morre, a pessoa muda, mas não o Eu. Nosso verdadeiro Eu não é nascido, é imutável e imortal”.

qual é a diferença entre a alma4

Examine-se: Você é o corpo? A mente? Suas qualidades, pensamentos ou sentimentos? Ou você é outra coisa? Conforme você continua a procurar mais profundamente, percebe os aspectos mais sutis de seu ser, até ao nível dos elementos. Então, finalmente, você reconhece que é:

Verdade, Consciência e Potencial Infinito

É a essência do Ser divino que vive dentro de você, o Eu eterno, infinito e imutável. A única verdadeira realidade dentro de nós é o Eu.

Todo o resto é uma ilusão, revelando-se lentamente para nós. O Eu é o conhecedor do passado, presente e futuro, e a testemunha consciente de tudo o que acontece.

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: The Spiritscience

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.