Avós, fiquem atentos: cuidar de seus netos ajuda-os a viver mais!

4min. de leitura

Para a maioria das pessoas, os avós são verdadeiros presentes que a vida proporcionou. Esses velhinhos tão especiais sempre estiveram ao seu lado, participando ativamente de sua criação, educando, cuidando, e também oferecendo muito amor e mimos.  



É um fato inegável que os avós são muito importantes na criação de seus netos. Suas experiências de vida e família são de grande ajuda para os filhos, principalmente quando são pais de primeira viagem. Muitas vezes, também, os avós assumem o papel de pais/mães, para proporcionarem uma vida melhor para seus netos.

Nossos avós são um verdadeiro tesouro, fontes de sabedoria, conselhos e de um amor que vai além do que podemos explicar. Compartilhamos uma ligação muito profunda com nossos avós e os mantemos em nossos corações onde quer que vamos.

Todos desejamos que nossos avós sejam eternos, mas apesar de isso não ser possível, um estudo revelou um maneira de eles viverem mais. Confira.


Estar perto dos netos pode prolongar a vida dos avós

Nós, netos, podemos ajudar nossos avós a viverem mais tempo, principalmente quando somos crianças. Quando eles passam mais tempo ao nosso lado, conversando, brincando, contando histórias, cantando e ajudando em nossa criação, eles recebem e também oferecem uma grande quantidade de amor, presença e cuidado.

Essa comunicação e afeto entre nossos avós e nós é fundamental para melhorar a qualidade deles, principalmente na área cognitiva, pois acelera a capacidade mental e os tecidos cerebrais se regeneram pouco a pouco, proporcionando-lhes pelo menos mais 5 anos de vida.

No entanto, é preciso existir um equilíbrio. Não é saudável para os avós ficarem por mais de 6 horas cuidando de seus netos, porque precisam de seu tempo de descanso, silêncio e tranquilidade.


O indicado é que os netos visitem seus avós duas vezes por semana e que passem algumas horas ao seu lado para cultivar esse vínculo tão importante. Assim, os cérebros dos avós serão estimulados, prevenindo doenças cognitivas e condições musculoesqueléticas.

Esse contato com os netos também é muito importante para dissipar o sentimento de solidão, depressão e isolamento que muitos idosos podem sentir, principalmente aqueles que vivem sozinhos em suas casas.


Principais atividades que os avós podem praticar com seus netos

Entre as principais atividades que avós e netos podem praticar juntos estão os jogos de agilidade mental, atividades físicas e a aprendizagem de músicas a poemas. Além de serem atividades boas para a saúde, também incentiva a criatividade.

A conexão de amor e presença que netos e avós compartilham sobrevive além do tempo, da distância, da vida.

Compartilhe este texto com seus avós e netos, e mostre para eles o quanto seu relacionamento é importante para a vida de ambos!

Seus avós ou netos são presentes em sua vida? Como é o relacionamento de vocês? Comente abaixo!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: koltsovthebest / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.