Meu pai não esteve ao meu lado, mas o meu avô permaneceu comigo até seu último dia

4min. de leitura

Os avôs são nossos grandes companheiros pela vida toda. Com eles, desenvolvemos uma amizade verdadeira, baseada no respeito, admiração e valores.



Infelizmente, muitos de nós crescemos sem a presença e o amor de nosso pai, uma das pessoas mais importantes em nossa história e que tem a responsabilidade de nos ensinar as primeiras – e mais importantes – lições da vida, ao lado de nossas mães.

Sejamos mulheres ou homens, todos sentimos profundamente a falta dos pais, porque eles são responsáveis por partes muito importantes de nossa formação emocional, e têm um papel que dificilmente pode ser suprido em sua totalidade por outra pessoa.

Quando somos deixados com nossas mães, elas fazem o seu melhor para atender a todas as nossas necessidades, mas ainda assim fica um lugar vago em nosso coração, esperando ser preenchido pela presença paterna.


É muito complicado crescer sem um pai, e as consequências desse abandono nos acompanham por toda a vida. Mas, em muitos casos, podemos contar com outra presença masculina especial, que nos ama desde o primeiro olhar e permanece ao nosso lado até o seu último dia: o avô.

Os avôs são anjos para nós, eles nos amam, cuidam de nós e nos ensinam como ninguém.

São pessoas experientes e dispostas a compartilhar conosco todos os conhecimentos necessários para levarmos uma boa vida, apesar de nossas feridas interiores.

Mesmo sem perceber, eles preenchem o nosso vazio interior e, dia após dia, transformam nossa experiência paterna com seu amor e dedicação incondicionais.


Os avôs são nossos grandes companheiros pela vida toda. Com eles, desenvolvemos uma amizade verdadeira, baseada no respeito, admiração e valores. Eles cuidam de nós, quando nossas mães estão provendo o nosso sustento, ensinam-nos muitas coisas sobre a vida, incentivam-nos a aproveitar bastante a infância e presenteiam-nos com doses generosas de carinho e mimos.

Muitas vezes, é por causa deles que nossa infância é mais feliz e menos solitária. Eles são os nossos pais do coração, e tudo aquilo que nos ensinaram permanecerá conosco muito tempo depois de sua partida.

Nossos avôs são luz, são amor puro e verdadeiro, são um dos guias mais preciosos da nossa vida.

Nem sempre temos os nossos pais por perto, mas felizmente podemos contar com nossos avôs, que sempre farão a sua parte para que cresçamos com todo o amor e segurança que merecemos.

Aproveite este texto para agradecer ao seu avô por tudo o que ele significa para você, onde quer que ele esteja.

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa: Johnny Cohen/Unsplash.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 13/03/2020 às 3:37






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.