Família

Pai viraliza ao falar sobre as 10 maiores lições que aprendeu desde o nascimento de sua filha

Sabemos o quanto um filho muda drasticamente nossas vidas. A sensação é um misto de êxtase, com preocupação, mas tudo vale a pena para que tenhamos de volta um sorriso sincero, um abraço e beijos carinhosos.



Um homem e uma mulher tornam-se pais primeiramente no coração. Desde o início daquela vida, pai e mãe são transformados de dentro para fora. Uma criança resplandece o lar e inunda de bons momentos a vida de qualquer pessoa.

Temos o costume de achar que apenas as mulheres podem dar dicas de cuidados ou conselhos. Mas hoje em dia, os pais estão participando ativamente da criação, o que não podemos considerar mérito, mas esse comportamento de um homem falar sobre a paternidade tem melhorado a visão da sociedade sobre a criação dos filhos.

Estamos numa era digital, em que tudo é documentado e compartilhado. Está se tornando natural a adesão de mais e mais pessoas a esse tipo de comunicação. E quando se fala sobre o dia a dia, gera tanta sensibilidade e identificação, que é fácil se tornar viral.


Foi o que aconteceu com Bonisile Mgidi. O sul-africano é pai recente e compartilhou alguns aprendizados desde o nascimento da filha Mihla. Sua lista ganhou o mundo, viralizando em todas as redes sociais, principalmente no Twitter.

Direitos autorais: reprodução Twitter/@Bonisile_RMS.

O legal de compartilhar as experiências é reunir pessoas do mundo inteiro, que passaram ou passam pela mesma situação. Quando nos identificamos com algo, fica mais fácil entender a situação, fazendo com que aquele sentimento de “não ser suficiente” suma, pois enxergar que há pessoas passando pelo mesmo acalma o coração.

Principalmente na função de pais, pois os filhos dependem única e exclusivamente deles para sobreviver. O esforço é em tempo integral.


No dia em que Mgidi compartilhou sua lista, sua pequena filha tinha pouco mais de 5 meses. E, claro, a mudança na vida dele já havia começado antes. Sendo pai de primeira viagem, tudo é novidade e os desafios podem ser imensos.

Acompanhar o crescimento de um filho é algo mágico e encantador, mais incrível ainda é ver o quanto um ser humano adulto consegue aprender com um que está iniciando sua vida. A transformação é poderosa e completa!

Direitos autorais: reprodução Instagram/@bonisile_mgidi.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@bonisile_mgidi.


Mgidi dividiu o conteúdo em tópicos, onde organizou seu aprendizado, demonstrando afeto, carinho, determinação e um toque de humor. Confira sua lista:

1. “Ser pai de um bebê é tudo sobre cocôs. De que cor está? Qual foi a última vez que ela fez cocô? Ela fez com esforço? Temos fraldas suficientes para os próximos 10 cocôs? Deixe eu tirar uma foto desse cocô para mostrar ao médico – e agora seus álbuns estão cheios de cocô.”

2. “Há roupas que os bebês só vão usar uma vez e em seguida já não vão caber mais. Isso dói. Tente não comprar roupas muito caras.”

3. “Você acha que está frustrado, mas a verdade é que só não recebeu um sorriso ainda. Não importa quão frustrado você esteja com seu bebê, isso sempre irá embora com um sorriso – eles são pequenos manipuladores.”


4. “É importante ter uma roupa reserva para o bebê, mas é até mais importante ter uma roupa reserva para você. Eles irão golfar em você e gargalhar.”

5. “Você precisa ter um banco de dados com farmácias 24 horas. Vale tentar farmácias em hospitais – elas costumam fechar tarde ou não fechar. Depois de um tempo, você irá conhecer os funcionários pelo nome.”

6. “Leia bastante sobre tornar-se pai. Tenha um livro ou um recurso on-line para usar. Eu recomendo o livro Baby & Child Care Handbook. Ele me manteve são e até tem um bebê negro e um branco na capa, então Mandela ficará feliz.”

7. “Tenha uma playlist. Eu preparei uma para desarmar minha filha quando ela está incomodada ou raivosa, e eu já testei com filhos dos meus amigos. Bebês amam músicas.”


8. “Você acha que é uma boa pessoa, mas na verdade se descobrirá um ser sádico que ficará alegre ao ver seu bebê rejeitando outras pessoas e querendo você.”

9. “Essas coisinhas estão sempre tentando ‘morrer’, e seu trabalho é impedi-los. Eles tentarão cair de uma cama, mastigar a ponta do seu carregador, engolir uma moeda – seu trabalho é observar e evitar. Não dê bobeira.”

10. “Sua rotina mudará completamente. Se tiver ajuda, aproveite. Se puder contratar uma babá, contrate. Se estiver trabalhando, adicione um ou dois dias para cada prazo. Se você tiver clientes compreensíveis, como os meus, poderá até levar a pequena a algumas reuniões.”

“Dica bônus: seu telefone não tem memória suficiente para todas as fotos que você irá tirar. Nem mesmo seu telefone de 126GB. Se você tem um Android, compre um cartão de memória só para as fotos do bebê; se você tem um iPhone, compre outro só para as fotos.”


Gêmeas idênticas ficam noivas do mesmo homem. “Não sentimos ciúmes. Ele nos ama da mesma forma”

Artigo Anterior

“Moro com meu marido, meu ex, sua namorada e nossos 6 filhos. Não mudaria nada em nossa família”

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.