publicidade

Para aqueles que agora vivem em nossos corações…

No decorrer de nossas vidas, perdemos muitas pessoas que amamos.

Mas elas nunca realmente se vão, sempre estão presentes em nossos corações, em um espaço reservado para os nossos bens mais preciosos.



Nunca é fácil dizer adeus para um amado, e para lidarmos de forma saudável com a perda, é necessário que adotemos estratégias para lidar com esse vazio que sentimos e para o qual nunca estamos preparados.

Se você perdeu um ente querido, é importante manter algumas coisas em mente. Veja cinco delas aqui.

Aprenda a se despedir

Muitas vezes, já estamos de certa forma “preparados” para dizer adeus a um amado, pois sabemos que suas condições de saúde ou idade não permitirão que tenham mais muito tempo ao nosso lado. No entanto, lidar com as perdas inesperadas, de pessoas jovens e cheias de vida é perturbador e incrivelmente doloroso.

Seria ótimo se a morte nos permitisse a oportunidade de uma despedida apropriada, na qual pudéssemos expressar todo o nosso amor e carinho pelo ente querido, abraçá-lo e dizer tudo o que sempre sentimos vontade, para que não tivéssemos arrependimento depois de sua partida. Porém, não é assim que as coisas funcionam, portanto, cabe a nós entendermos que não somos eternos e nos adaptarmos a nosso prazo de vida, buscando uma existência plena e aproveitando o tempo com nossos amados de forma saudável, como muito amor e felicidade.


Abaixo estão estratégias para lidar com a perda de um ente querido:

No processo do luto, nós nos deparamos com uma mistura de emoções e somos obrigados a lidar com elas para que possamos seguir nossas vidas. Aqueles que optam por viver como se nada tivesse acontecido e retornam às suas rotinas sem vivenciar a dor e lidar com ela, podem acabar se prejudicando.


Vejamos as 5 fases do luto:

1. Negação

A negação é a primeira fase e é quando sentimos todo o impacto da perda em nossas emoções, e muitas vezes não acreditamos ou aceitamos a perda.



2. Raiva ou indiferença

Da mesma maneira que existem pessoas que reagem com tristeza profunda, existem aqueles que incorporam sentimentos de raiva para com outras pessoas ou com seres espirituais ou celestiais, e também os que reagem com “indiferença”, não conseguindo expressar suas emoções externamente.


3. Negociação

Na fase da negociação, percebemos que a doença ou a fatalidade que tirou nosso amado de nós já aconteceu e nos zangar com o mundo não resolverá nosso problema. Esse entendimento nos permite começar a conversar com outras pessoas e recomeçar a rotina sem nosso amado.


4. Dor

Nessa fase, sentimos e vivemos a dor com a maior intensidade possível. Choramos, expressamos e vivemos a dor para que possamos liberá-la. É permitido sofrer, não deixe que ninguém o impeça de chorar, porque essa tristeza é necessária.


5. Aceitação

Por mais que pareça pouco provável, acabamos encontrando a aceitação da perda e do espaço vazio em nossas vidas. Sabemos que nada voltará a ser como antes mas que devemos continuar em frente. É isso que nossos entes queridos iriam desejar para nós, um futuro feliz.


Sabedorias para manter a força e cuidar das memórias felizes

  • O processo de luto tende a durar por um período de seis meses. Se após esse período, ainda sentirmos tristeza insuperável e incapacidade de seguir com nossas vidas, a ajuda profissional é necessária.
  • A família, assim como os amigos e rotinas, são os grandes apoios e nosso suporte no recomeço de nossas vidas. Com o passar do tempo, a dor perde a intensidade e isso não é motivo para se culpar, pelo contrário, é um atestado de sua força.
  • Não foque nos últimos momentos com a pessoa ou na condição de saúde que a fez partir. Esforce-se para se concentrar apenas nos momentos positivos que viveram juntos e no sentimento forte de amor que sempre os unirá.
  • O seu amado faz parte de quem você é e sempre estará em seu coração. Retome a plenitude e esperança em sua vida com esse conhecimento.

_______

Direitos autorais da imagem de capa: bialasiewicz / 123RF Banco de Imagens

Baixe o aplicativo do site O Amor e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.