publicidade

Um filho terá bom caráter, se seus pais estiverem dispostos a lhe dar bons exemplos!

Nada adianta reclamar sobre o comportamento dos filhos, se os pais não fizerem sua parte!



Assim que se torna pai ou mãe, há uma transformação única na vida desses seres humanos. Passam a ser referência e exemplo de tudo o que fazem. A responsabilidade pesa sobre os ombros, pois agora seus comportamentos servirão de aprendizado para seus filhos.

É necessário redobrar os cuidados em relação às atitudes. Pais que reclamam dos filhos que não saem do celular, computador ou tv, o que fazem em seu tempo livre? Ajudam a lapidar boas recordações no coração deles?

São diversas histórias de que ficamos sabendo, de crianças de pouco mais de 2 anos que sabem as funcionalidades de um tablet e ficam imersas nesse mundo, enquanto os pais estão fazendo o mesmo. Será que, quando essa criança crescer, ela vai entender que esse comportamento não é legal?

O orgulho que você terá de seu filho depende da maneira como você se comporta diante dele!


Por verem os pais reproduzindo aquilo de que tanto reclamam, por vezes a cabeça dos filhos fica confusa. Eles se enxergam na figura materna e paterna, logo não entendem por que os pais podem e eles não.

Tudo se resolveria com uma boa conversa, mas diante da maneira que alguns conduzem a vida, tempo é algo que falta para a família, e a partir daí os conflitos começam a acontecer.

Infelizmente, reclamar é um vício. E todo mundo já passou por isso. É muito fácil reclamar sobre a vida, sobre os filhos, o trabalho, o relacionamento, a parte difícil é fazer algo para mudar essa situação.


Estar disposto a dar um bom exemplo exige esforço, sacrifício, sabedoria. Não adianta querer que o filho coma salada, se ele só vê você comendo batata frita. Ao dizer que seu filho não gosta de estudar, qual foi a sua atitude quando ele lhe pediu ajuda com o dever de casa? Responder que não entende a matéria, ou que está cansado não vai ajudar.

Quando alguém liga e você pede para o filho atender e dizer que não está, qual é a lição que você está ensinando para ele? Podemos dar inúmeros outros exemplos, e eles podem ser até insignificantes em determinados momentos, mas uma coisa é certa: todos eles são ensinamentos, bons ou ruins.

Crianças aprendem pelas atitudes que enxergam dos pais, pois são as pessoas mais importantes de suas vidas. E assim que esses ensinamentos são aprendidos, eles acham que estão fazendo o certo, pois viram os próprios pais o fazerem.

Quando você adverte seu filho por não se comportar bem, e em pouco tempo replica a mesma atitude dele, só transformará esse momento em confusão.

Lembre-se que, antes de tudo, um filho não pediu para existir, ele não tem culpa, se chegou na hora em que você tinha outros planos. O adulto é você, tenha consciência de que o fruto não cai longe do pé. Às vezes, aquilo de que você tanto reclama no seu filho é justamente aquilo que aprendeu a fazer a vida inteira.

Seja um pai ou mãe admirável para seus filhos e não para os outros. Tenha consciência do seu papel. Não é fácil criar um filho, mas tudo o que tem valor e se constrói com esforço e dedicação não é fácil. No fim, todo esse empenho será positivo. Seus filhos serão fiéis, gratos e pessoas com imenso valor e bondade.

O que achou do texto?

Comente e compartilhe essa reflexão com seus amigos em suas redes sociais!

 

Direitos autorais da imagem de capa: Depositphotos.

Baixe o aplicativo do site O Amor e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.