O ator Gabriel Santana entrou na casa da 23a edição do reality show “Big Brother Brasil” usando uma calça wide leg e uma blusa curta, um cropped masculino. Na quarta-feira (18), ele voltou a repetir o look, mas dessa vez com uma blusa verde laminada. O visual causou impacto. Virou meme, mas também tornou o participante alvo de comentários mais conservadores. Mas a verdade é que, a desgosto dos críticos, o look está em alta.
Marcas como JW Anderson e Loewe colocaram a peça na passarela em seus desfiles de outono-inverno 2022.
No Brasil, por sua vez, modelos vestiram cropped nas apresentações de Walério Araújo e Another Place, na edição mais recente da São Paulo Fashion Week. A tendência, no entanto, não é super recente: Harry Styles, conhecido por extrapolar limites de gênero com seu figurino, usou cropped no clipe do hit “Watermelon Sugar”, enquanto Romeo Beckham, filho do casal David e Victoria Beckham, o ator Evan Mock, da nova versão de “Gossip Girl”, e Zac Efron também desfilaram com o visual.
E tudo veio do futebol…
O look ficou bastante popular por conta da tendência da moda agênero, que não seja “de homem” ou “de mulher”. No armário feminino, o cropped voltou a ficar em alta com o revival da moda dos anos 1990, lá por volta de 2015. O plot twist, no entanto, é que o cropped foi criado como uma roupa masculina, em um ambiente que era o suprassumo da masculinidade: os vestiários de futebol americano.
Nos anos 1980, jogadores do esporte cortavam as camisetas em tops para balancear a temperatura do corpo durante e depois das partidas. Depois, a peça saiu dos campos e foi parar no corpo de Will Smith, em “Um Maluco no Pedaço”, e de Mark Wahlberg. Com o tempo, no entanto, a comunidade LGBT adotou a vestimenta, assim como as mulheres, e, com isso, deixou de ser tão usada por homens heterossexuais.
Como vestir em 2023
Gabriel Santana fez um look muito bem acabado com a peça: combinou a camiseta sequinha e curta com uma calça mais ampla. Esta é uma das sugestões de uso da peça, que, segundo o consultor de moda Rodrigo Monteiro, deve bombar nos dias mais quentes do Brasil.
“Diria que, para o homem que queira experimentar um cropped, pode optar pelas versões mais longas inicialmente, que deixam apenas parte da barriga de fora. À medida em que se sente confortável, pode ir diminuindo o comprimento da blusa”, fala o especialista.
O interessante é que o cropped é uma tendência fácil de ir experimentando já que, a versão mais básica, é justamente a camiseta branca. “O interessante é que ela seja justa ao corpo, para não ficar muito semelhante às que eram usadas nos anos 1980”, complementa Rodrigo.
Direitos Autorais: Divulgação/Calvin Klein
Para quem quer ir além, cores vibrantes e diferentes texturas podem ser interessantes. Você pode fazer camadas entre blusas com tramas abertas com outra sólida, por exemplo. “Outra sugestão para elevar o visual é optar pela alfaiataria. Jaquetas curtas, fechadas, podem se tornar blusas combinadas com calça de cintura mais alta”, fala o especialista.