Consagrado na televisão, o ator Fabio Assunção passou por momentos difíceis com vício, mas superou tudo ao mudar de vida.

Para aqueles que acompanham a vida de Fabio Assunção hoje, forte e saudável, pode parecer difícil imaginá-lo na situação em que o ator viveu há anos atrás, no qual se envolveu em muitos escândalos por causa do seu vício em álcool e cocaína. Em 2008, o artista iniciava a sua primeira batalha pessoal contra a dependência química, período em que foi ao Alcoólicos Anônimos pela primeira vez, buscando ajuda e apoio para superar o vício.

De acordo com a Folha de São Paulo, em janeiro daquele ano, Fabio Assunção foi para nos noticiários após ser flagrado na companhia de um homem suspeito de tráfico de drogas, que estaria oferecendo cocaína ao artista. Na época, o ator gravava a novela “Negócio da China”, na Globo, mas, em dezembro, depois de faltas e atrasos, decidiu deixar a novela alegando problemas de saúde, no qual foi substituído por Thiago Lacerda.

Quase um ano depois, em uma entrevista ao “Fantástico”, da Globo, o ator admitiu que era dependente químico, e que já havia passado por duas internações, uma de 40 dias e outra de 2 meses, ambos nos Estados Unidos. Os tratamentos foram seguidos por períodos mais tranquilos, entretanto, tudo desandou em 2008. Na entrevista, Fabio Assunção contou que foi algo muito desafiador, pois ficou perdido e houve momentos que não sabia nem mesmo o dia da semana.

Direitos Autorais: Reprodução/ Tv Globo

Após passar pelo tratamento químico, o artista voltou a atuar nas novelas, porém, a dependência sempre voltava. Por diversas vezes, Fabio Assunção passou por escândalos, que não ajudaram em nada no seu processo de recuperação. Em 2017, segundo o R7, o artista foi preso em Pernambuco por dano qualificado ao patrimônio público, desacato a autoridade e resistência à prisão, visivelmente embriagado. Além disso, vídeos dele alterados por conta da dependência também vieram à tona na internet.

Direitos Autorais: Reprodução/ Tv Globo

Participando de diversas polêmicas, Fabio Assunção logo virou alvo de maldade alheia, sendo motivo de gozação e julgamentos, no qual as pessoas viam sua dependência química como um tipo de fraqueza, e não como uma doença de verdade. Assim, em 2019, o grupo de funk La Fúria lançou uma música ofensiva sobre o ator perto do Carnaval, que viralizou na web de maneira muito rápida e se tornou hit.

De acordo com o Estadão, a letra da música falava sobre beber até “ficar loucão”, ativando o “modo Fabio Assunção”. Na época, o artista se manifestou em suas redes sociais: “Antes de qualquer coisa, eu preciso falar com as pessoas que passam pelo mesmo problema que eu. Eu não endosso, de maneira nenhuma, essa glamourização ou zoeira com a nossa dor. Minha preocupação é com quem sente na pele a dor de ser quem é. Com as suas famílias”. Depois, explicou que havia entrado em um acordo com os autores do hit, no qual eles destinariam todos os lucros dela a instituições que lidam com a dependência química.

Depois de tantos problemas e polêmicas, Fabio Assunção começou a se tratar e, em 2019, recebeu o convite para participar da série da Globo Play “Onde Está Meu Coração”, no qual interpretaria o pai de uma jovem viciada em drogas. A Globo pediu ajuda do personal trainer Chico Salgado para treinar o ator para o papel, que aceitou o desafio somente se houvesse uma mudança verdadeira na vida do artista.

“Começamos nosso projeto de vida o Fábio estava com 97 kg, conseguimos chegar na nossa meta que era 72 kg, agora nessa quarentena vc chegou aos 69.500. Sem palavras para o seu comprometimento, meu amigo”, comemorou o personal trainer em abril de 2020, após meses treinando o ator.

Com a orientação de Chico Salgado, além de ter perdido mais de 25 quilos, Fábio Assunção também mudou radicalmente sua vida, especialmente durante a pandemia, onde usou o tempo livre para cuidar de si mesmo, estudando, se exercitando e se alimentando bem. Nas redes sociais, o ator não é mais conhecido por escândalos, mas pelo seu exemplo de superação e resiliência, por ter sua dependência química controlada.

Em entrevista à revista Veja, durante a pandemia em 2020, Fabio Assunção explicou que o medo de ter uma recaída na quarentena sempre lhe acompanha, entretanto, sabe que não pode dar brechas, por isso, decidiu ficar o ano todo sem beber nenhuma gota de álcool, mesmo já sendo liberado para beber socialmente.

O que você achou do texto?

Muito legal
0
Gostei
0
Amei
0
Não sei
0
Bobagem
0

Os comentários estão fechados.