Sandra Annenberg, Patricia Pillar, Giuliana Morrone e mais famosos, além de uma série de anônimos, posaram sem maquiagem ou filtro, em fotos pretos e branco, em um desafio proposto no Instagram pela atriz e diretora Mika Lins. A ideia é derrubar o conceito de “ageless”, ou sem idade, que “apaga” o envelhecimento e faz com que as pessoas carreguem um fardo de não envelhecer.
“A brincadeira/desafio é postar uma self PB sem make, sem filtro de embelezamento e colocar na legenda. Eu não sou ageless*, sou uma mulher/homem/trans de ( colocar a idade) . *ageless, esse conceito do “sem idade” que, pra mim, é uma maneira de amenizar o envelhecimento e continuar carregando esse fardo de não poder envelhecer. Eu não sou ageless, eu tenho idade, sou uma mulher de 57 anos”, escreveu Mika ao inaugurar a série.
Os amigos logo aderiram, mostrando com orgulho as marcas do tempo. Confira:
Sandra Annenberg, jornalistsa e apresentadora: “Cara lavada, de sono e cabelo molhado. Tenho idade: 55 anos, 3 meses e 6 dias. Conto cada um dos segundos, minutos e horas vividos. A cada dia um novo aprendizado para somar. Adoro ver o tempo passar no meu rosto, me olhar no espelho e ver as marcas da minha história. Nada a esconder, pelo contrário.”
Direitos autorais: Reprodução/ Instagram
Giuliana Morrone, jornalista: “56 anos e contando… Aqui, tudo é de verdade: dentes, rugas, dores e amores. Parabéns, Mika Linz pelo projeto. #ageless é uma violência contra nós, mulheres. Envelhecer é viver!”.
Direitos autorais: Reprodução/ Instagram
João Camargo, ator: “Parabéns a Mika Linz pela iniciativa. Eu também não sou #ageless. Portanto, eu envelheço.”
Direitos autorais: Reprodução/ Instagram
Patricia Pillar, atriz: “Tô junto nessa ideia muito legal da querida Mika Linz. Não sou uma mulher sem idade, ageless. Tenho 60 anos vividos com verdade e intensidade. Como disse Cazuza em Malandragem, parceria sua com Frejat e imortalizada na voz da maravilhosa Cássia Eller, ‘Bobeira é não viver a realidade’! Eu envelheço.”
Direitos autorais: Reprodução/ Instagram
Marcos Breda, ator: “Entrando na vibe de minha querida amiga Mika Linz e e postando minha foto p&b. I am not ageless. Sou um homem de 62 anos que gosta de sua trajetória. #euenvelheço Fui perfeito? Claro que não! Mas fui/tenho sido o melhor possível. E o melhor possível não é pouca coisa. Mesmo. Como bom ascendente Capricórnio, canto com Irma Thomas e os Rolling Stones. ‘Time is on my side, yes it is Time is on my side, yes it is’.”
Direitos autorais: Reprodução/ Instagram
Cristina Mutarelli, atriz: “Não sou ageless, sou uma mulher de 68 anos. #euenvelheço.”
Direitos autorais: Reprodução/ Instagram
Thalita Rebouças, escritora: “Adorei a brincadeira/desafio proposto pela Mika Linz. A ideia é postar uma selfie PB sem maquiagem e sem filtro de embelezamento e colocar na legenda: eu não sou ageless. Sou uma mulher de 49 anos. Gostei porque ontem mesmo estava falando sobre como fazem de tudo para parecer que o envelhecer é ruim, pesaroso, difícil. Principalmente para as mulheres. Como se fosse vergonhoso o envelhecimento e todo o lindo aprendizado que vem com ele. Prezo muito minhas rugas, elas que escrevem – e contam – a minha história. Chega de baixar o tom pra falar de menopausa, fogachos e o escambau. O negócio é ter SAÚDE. Até porque… Melhor envelhecer do que não envelhecer, certo? Viva a maturidade! Aviso aos novinhos e novinhas: a gente só melhora com a idade. E é verdade esse bilhete.”
Direitos autorais: Reprodução/ Instagram
Ronaldo Fraga, estilista: “Aceitei o desafio da Mika Linz e a brincadeira/desafio é postar uma self P&B sem filtro de embelezamento com a legenda: Eu NÃO sou AGELESS, eu tenho IDADE, eu sou um homem de 57 anos!”
Direitos autorais: Reprodução/ Instagram
Alexandra Richter, atriz: “Aceitei participar do desafio proposto pela Mika Linz. Que é postar uma self-service PB, sem make, sem filtro de embelezamento e colocar na legenda : ‘Eu não sou ageless’. Esse conceito do ” sem idade”. Eu não sou ageless, eu tenho idade, sou uma mulher de 56 anos.”
Direitos autorais: Reprodução/ Instagram
Direitos autorais: Reprodução/ Instagram