Para internautas, o narrador esportivo Galvão Bueno tem sido machista ao ignorar a comentarista Ana Thais.
Ana Thaís Matos está fazendo história em um campo majoritariamente dominado por homens. A jornalista conseguiu o feitio de ser a primeira mulher a comentar um jogo da Seleção Brasileira masculina e sua estreia foi nada menos que na Copa do Mundo do Catar, o evento mais importante do mundo dentro do mundo do futebol.
No segundo jogo da Seleção Brasileira (28/11), Ana Thais virou tema de debate nas redes sociais. Vários internautas apontaram que Galvão Bueno, que atualmente é o narrador oficial dos jogos da Seleção na Rede Globo, tratou a comentarista com frieza e em vários momentos, chegando até ignorar seus comentários durante o jogo ou até mesmo no intervalo.
Para os internautas, o comportamento de Galvão Bueno, de ignorar Ana Thais, aconteceu por ela ser mulher, já que quando interage com homens, Galvão se mostra sempre atento e interessado na opinião dos comentaristas homens, como quando o comentarista pede a opinião de Roque Júnior ou de Paulo César de Oliveira, por exemplo. Segundo os internautas, Galvão Bueno pouco interage com Ana Thais, o que tem gerado certo incômodo que é perceptível.
A comentarista Ana Thaís é uma das pioneiras dentro do jornalismo esportivo e é a primeira mulher a comentar, em TV aberta, os jogos da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo masculina.
Para a colunista Milly Lacombe, do UOL, que saiu em defesa da jornalista e comentarista Ana Thaís, tecer comentários é totalmente diferente ao ato de narrar um determinado jogo. Enquanto a jornalista está como narradora, toda a atenção é dela, inclusive o tempo de microfone. Já quando ela atua como comentarista, “a mulher fica espremida no clube do bolinha”.
A colunista também percebeu que Ana Thaís foi rotundamente ignorada por seus colegas de trabalho em várias ocasiões. “Ela [Ana Thaís] já dizia que o Brasil poderia tentar aproveitar as bolas espalmadas para jogo. Na cabine, silêncio. Nem Galvão, nem os comentaristas, repercutiram o que Ana disse”, comentou.
Quem é Ana Thaís Matos?
Segundo o jornal Estado de Minas, Ana Thaís Matos é paulistana e tem 37 anos. Fez Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e fez seus primeiros estágios em jornais esportivos. A jornalista passou pelo Diário LANCE! e até pela BandSports. Já em 2012, Ana Thais foi contratada pelo Grupo Globo, devido ao seu desempenho em outros veículos de comunicação e começou a atuar dentro da Rádio Globo São Paulo e na Rádio CBN, como setorista do time paulista Palmeiras.
Em 2018, Ana Thaís estrou no SporTV, na Copa do Mundo e foi a primeira comentarista mulher na TV Globo durante a Copa do Mundo feminina. No futebol masculino, Ana Thais participou como comentarista no jogo de Santos e Athletico Paranaense.
Desde então, sua presença é vista em vários jogos do Brasileirão masculino e também feminino. A jornalista também foi premiada pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, na categoria de Comentarista de TV, em 2020. Um marco na história do jornalismo esportivo feito por mulheres.
Ana Thaís também não poupa as críticas quando vê casos problemáticos. Ela já se posicionou contra o jogador Robinho, em 2020, que foi acusado de estupro na Itália. À época, a jornalista e comentarista disse que não importava o que os jogadores fizessem, mas que “uma condenação por estupro não era suficiente para [acabar com a] idolatria” que os jogadores tinham pelo jogador Robinho. Além do caso do ex-jogador, Ana Thaís também se posicionou contra o técnico Cuca, que também foi acusado de estupro na Suíça em 2021.