Nascido em 17 de outubro de 1947, na cidade de Santos, São Paulo, Nuno Leal Maia não se destacou apenas como ator. Em sua juventude, foi jogador de futebol nos times juvenis do Santos e também treinador, liderando equipes como Londrina e Matsubara no Paraná. Sua estreia na televisão ocorreu em 1976 com a novela Estúpido Cupido, na Rede Globo.
Após essa primeira experiência, Nuno protagonizou Pé de Vento na Band em 1980, antes de retornar à Globo. Ele ganhou notoriedade em papéis como o professor Fábio em A Gata Comeu (1985) e Tony Carrado em Mandala (1987), além de atuar em outras produções marcantes como Top Model (1989), Vamp (1991) e História de Amor (1995). Durante os anos 90, também foi conhecido por interpretar o Professor Pasqualete em Malhação.
“Cortavam minhas cenas”
Nos anos 2000, suas aparições em novelas se tornaram mais esporádicas, com participações em obras como Agora é que São Elas (2003), O Profeta (2006), e outras até 2012.
Na última novela que fiz na Globo, eles cortavam minhas cenas. Ficou muito difícil ter liberdade e autonomia de voo. “Agora, sinceramente, não sei como está lá”, expressou Nuno ao UOL em 2019.
Nos últimos anos, Nuno se dedicou a cuidar de sua mãe, que sofre de Mal de Alzheimer.
“As novelas de hoje estão muito fracas, muito inferiores às que eram feitas na minha época. Eu gostava muito mais quando o autor tinha mais autonomia, escrevia sozinho ou tinha no máximo um ou dois assistentes”, comentou ao site Notícias da TV.
Casamento e viagens
Aos 75 anos, Nuno vive confortavelmente em Santos com sua esposa Monica Camillo, que é 30 anos mais jovem. O casal viaja frequentemente para destinos como Chile, Itália, França, Grécia e Polinésia Francesa. As viagens são frequentemente compartilhadas por Monica nas redes sociais.
“Ela é uma companheira bacana. Tanto faz ser mais velha ou mais nova. Foi uma afinidade legal que pintou entre a gente”, disse ao site F5.
Breve retorno
Embora distante das novelas há quase uma década, Nuno participou de séries como Chuteira Preta, Juacas e Bugados, do canal Gloob, onde interpretou um mago que transporta alunos para a Idade Média. Sobre futuros projetos, ele mencionou ao F5:
“Apenas penso em cuidar melhor de mim e de minha saúde. Se algum projeto interessante aparecer, vamos estudar o que fazer com carinho”.