A ex-colaboradora do SBT, Juliana Oliveira, apresentou uma denúncia criminal contra o apresentador Otávio Mesquita, acusando-o de estupro durante um episódio do programa “The Noite” em 2016.
A notícia veio à tona na última semana e Juliana falou publicamente pela primeira vez no domingo, dia 30. Em uma publicação nas redes sociais, ela não detalhou o ocorrido, mas expressou que foi uma escolha árdua recorrer à justiça e deseja que seu caso sirva de exemplo para outras mulheres.
“Não foi fácil! Tornar pública minha dor e buscar justiça foi uma decisão difícil. Neste momento, escolho o silêncio para me resguardar, organizar meus sentimentos, me afastar dos julgamentos da internet e encontrar apoio na minha família. Quando me sentir pronta, vou falar – não para aparecer, mas para encorajar outras mulheres a denunciarem qualquer tipo de abuso”, declarou.
Na semana anterior, os advogados de Juliana comunicaram à colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, que a artista não tinha plena consciência da gravidade do ocorrido em 2016 até recentemente.
“A cultura do silenciamento, reforçada pelo julgamento social e pela descrença das autoridades, muitas vezes impede a busca imediata por Justiça, fatores estes que encarecem a intervenção do Ministério Público para garantir a responsabilização do agressor e impedir que o tempo seja um escudo para a impunidade”, informaram.
Declaração oficial de Otávio Mesquita
Em resposta às acusações, Otávio Mesquita utilizou as redes sociais para se pronunciar.
“Hoje eu estou realmente muito chateado, muito triste. Eu fui surpreendido com uma acusação de estupro. Olha que loucura, isso. Eu demorei para entender do que se tratava. No fim, percebi que esta acusação era sobre uma brincadeira na abertura do programa do Danilo Gentili, que foi tudo combinado de maneira informal, onde eu participei como convidado em 2016. Esse programa foi ao ar há quase 10 anos. Nesse período todo, não houve nenhum registro de desagrado ou reclamação, nem mesmo no dia da gravação houve alguma reclamação ou pedido de que ‘não quero que vá ao ar, que seja exibida’. Aliás, sinto muito, que esta cena combinada com o elenco do programa foi mal interpretada”, explicou ele.
Ele continuou: “Eu digo para vocês: nunca, nem perto de ser tratada como estupro, crime gravíssimo. Isso não. Tomarei as medidas para a defesa da minha honra e também da minha família. Lembrei, para a jornalista que publicou essa matéria, o fato de que a minha ex-mulher na época estava na plateia com o meu filho – como eu ia fazer uma bobagem dessa. Tudo foi ao ar há quase 10 anos. E hoje nasce essa acusação caluniosa contra mim. Que absurdo isso. Sinto muito se exagerei na brincadeira. Agora, vendo o vídeo com olhar dos tempos atuais, sei que não repetiria isso. Naquela época podia brincar muito. A distância entre o que aconteceu no palco e um estupro é gigantesca. Encaminhei o problema para os meus advogados e confesso a vocês que vou manter vocês informados sobre o que aconteceu. Lamento mesmo, mas vocês sabem que é o Otávio Mesquita ao longo desses 65 anos de idade e 40 de televisão, sempre fui uma pessoa brincalhona e sempre respeitei todo mundo, nunca tive um processo. Mas agora estou meio chateado”.
Vídeo de Otávio Mesquita e Juliana Oliveira no ‘The Noite’