Lígia Cortez, filha do saudoso Raul Cortez, seguiu os passos do pai na arte. Saiba mais!

É bastante comum que filhos de artistas decidam seguir os caminhos dos pais em suas carreiras, e com Lígia Cortez não foi diferente. Filha de Raul Cortez com Célia Helena, ambos já falecidos, ela resolveu seguir o caminho da arte, e é sucesso na profissão.

Lígia Cortez hoje é artista, e sua carreira é prova de que ela herdou o talento da família. Ela já realizou trabalhos no teatro, cinema e televisão, participou de diversas novelas da Globo, e teve a chance de contracenar com os pais no teatro.

Algumas novelas Globo que contaram com a participação e Lígia são: “Esperança” (2002), “Páginas da Vida” (2006), “Sete Pecados” (2007) e “Sete Vidas” (2015). Ela também já fez parte de 13 filmes, entre eles “O Príncipe” (2002).

O desejo de se tornar atriz despertou em Lígia apenas na adolescência, quando começou a fazer teatro, aos 15 anos. A atividade que era apenas um mecanismo para a ajudar a perder um pouco da timidez acabou encantando Lígia, que se desenvolveu na profissão e hoje é arte-educadora e pesquisadora.

A carreira da filha sempre foi motivo de orgulho para Raul Cortez, que quando estava vivo, era só elogios para ela. Raul Cortez chegou a dizer que a filha tinha ido mais longe que ele, pois além de atuar também já havia escrito peças.

Atualmente, Lígia é diretora da escola Casa do Teatro, que se dedica a ensinar a arte da atuação para crianças e adolescentes. Ela também segue cuida de um projeto social idealizado pela mãe em vida. O Teatro-Escola Célia Helena, oferece formação técnica em Teatro. Lígia também realiza trabalho voluntário com crianças carentes de São Paulo.

A artista é mãe de Vitória e Clara, frutos de seu casamento com o cenógrafo e diretor, Ulisses Cohn.

Deixando claro que não gosta de ficar parada, a artista também promove ações culturais de internacionalização do teatro brasileiro, valorização do teatro latino-americano e apoio a montagens de obras estrangeiras traduzidas no Brasil.

Legado de Raul Cortez

Embora tenha nos deixado em 2006, Raul Cortez e seu talento para a atuação podem ser acompanhados na atualidade, pelos telespectadores que acompanham a reprise de O Rei de Gado, na Globo. Na novela, o ator deu vida a Geremias Berdinazzi, o grande rival de Bruno Mezenga, vivido por Antônio Fagundes.

Raul Cortez teve uma carreira muito longa na televisão. Descendente de espanhóis e portugueses, ele deu vida à papéis tipicamente italianos, ganhando um grande reconhecimento. Além de Geremias Berdinazzi, outros personagens marcante com essas raízes são Francesco de Terra Nostra (1999) e Genaro de Esperança (2002).

Raul certamente ficou mais conhecido pelo público por conta dos papeis que interpretou na televisão, mas ele também teve um carreira muito especial no teatro. De acordo com o Observatório da TV, da UOL, o ator iniciou a carreira nos palcos, em 1955, em seguida migrando para o cinema.

Raul Cortez teve sua estreia na televisão em 1966, na extinta Rede Excelsior. Ele realizou diversos trabalhos na TV Tupi e depois foi para a Globo, onde viveu o seu primeiro papel na novela Água Viva, em 1980. Desde então, não saiu mais da emissora, participando de mais de 20 trabalhos por lá.

A luta de Cortez pela sua saúde começou em dezembro de 2004, quando começou a realizar sessões de quimioterapia depois de ser submetido a uma cirurgia para remover um tumor na região do pâncreas e do intestino delgado.

O ator seguiu lutando contra o câncer, e em 30 de junho de 2006 precisou hospitalizado novamente. Raul Cortez não resistiu e faleceu em 18 de julho de 2006, aos 73 anos de idade.

O que você achou do texto?

Muito legal
0
Gostei
0
Amei
0
Não sei
0
Bobagem
0
Luiza Fletcher
Redatora do site O Amor, onde sua missão é promover a reflexão e ajudar a aproximar as pessoas do amor verdadeiro, em todas as suas formas. Também escreve para o site O Segredo, um dos maiores portais do Brasil sobre desenvolvimento pessoal. Sua missão é buscar assuntos que nos inspirem a ser uma versão melhor de nós mesmos.

Os comentários estão fechados.