Durante o podcast, a atriz Luana Xavier relatou sua experiência com a ‘solidão da mulher negra’, por nunca ter estado em um relacionamento.
A atriz Luana Xavier, de 35 anos, participou de um bate-papo super interessante no podcast “Bumble Talks”, comandado pela ex-BBB Marcela MC Gowan, ao lado da também convidada, Fernanda Concon. Durante a entrevista, a atriz levantou um tema pouco falado na mídia, desabafando sobre suas experiências amorosas.
O episódio intitulado como “Existe idade para o amor?”, Luana Xavier falou sobre sua própria experiência com os relacionamentos que teve, revelando ainda que se considera um ‘retrato fiel da solidão da mulher negra’, já que nunca viveu um relacionamento de verdade. Ao ser questionada se havia uma idade certa para se relacionar com alguém, a atriz abriu o jogo e disse ironicamente que, se acreditasse nisso, já era para ela decidir da vida.
Luana Xavier contou que, sendo uma mulher de 35 anos, ela fala bastante em suas redes sociais sobre a questão da ‘solidão da mulher negra’, pois sente que tem passado por isso. A artista explicou que, até onde sabe, é heterossexual, mas nunca esteve em uma relação. Mesmo tendo ficado com algumas pessoas, Luana disse que ninguém nunca tinha chegado a assumir uma relação com ela, nem andado na praça de mãos dadas ou apresentado para a família.
Direitos autorais: GNT/YouTube
Ao longo da conversa, Luana Xavier voltou a dizer que, se realmente acreditasse que havia uma idade adequada para se relacionar, ela já poderia chegar à conclusão de que não iria ter nenhuma experiência de estar em um relacionamento. Além disso, a atriz também relatou que muitas pessoas, às vezes que passaram por experiências ruins e tóxicas, diziam para ela que era melhor ser solteira, pois o ‘mercado está péssimo’. Veja abaixo o trecho do podcast:
Mesmo com essas “dicas”, Luana falou que queria chegar a essa conclusão por si mesma, e não apenas “desistir” de ter alguém ao seu lado. “Então eu quero ter direito a ter um relacionamento, seja ele sei lá como for, em qual idade for, em qual circunstância da minha vida for, em qual momento profissional for. E aí, depois que eu tiver essa e mais algumas experiências, aí posso dizer assim: ‘Ah, valeu a pena, não valeu. Esse a gente descarta, gostaria de ter um como esse, mas em outro momento da vida…’. Então eu, definitivamente, vou lançar esse clichezão aqui: Não existe idade para o amor!’.”, falou Luana Xavier na entrevista.
Direitos autorais: GNT/YouTube
No Instagram, Luana Xavier publicou um trecho da entrevista com Marcela MC Gowan e Fernanda Concon, e deixou claro na legenda que é adepta de aplicativos para relacionamentos. Com 16 mil curtidas, o vídeo recebeu diversos elogios de celebridades como Giovanna Ewbank, a apresentadora Alinne Prado e da colunista do jornal O Globo, Luana Génot, que disse: “Tão necessária e tão linda essa xará que tanto admiro”.
ii
Além disso, na publicação também houve diversos relatos de mulheres negras que também sofreram ou ainda sofrem com isso, se identificando com aquilo que foi falado pela atriz. Alguns, com mais de 60 anos, disseram que nunca tiveram a oportunidade de sair para jantar com outra pessoa ou apresentar para família, assim como Luana. A ex-produtora trans da Globo, Bárbara Aires, escreveu: “Infelizmente, esse texto me representa. A solidão da mulher preta, gorda, trans e travesti é algo muito forte. Só a gente sabe…”.
Em outro comentário, uma seguidora contou sobre como a mulher negra sofre para ter uma relação: “Menina…sua fala tem uma profundidade absurda, principalmente quando toca na questão de encontrar alguém disposto a assumir e conduzir uma relação com uma mulher preta. Infelizmente ainda existe o estigma da relação “clandestina” pautada na sexualização, com se amar uma mulher preta e vivenciar esse sentimento não seja aceitável. Aí nos contentamos com migalhas de sentimentos e de sensações. Falar sobre isso é libertador! LIBERTA A DOR da solidão”.