Maju Coutinho será homenageada no desfile da Banda do Candinho, no bairro do Bixiga.
Primeira mulher negra a ocupar a bancada do Jornal Nacional, da rede Globo, Maju Coutinho tem muito para comemorar. Agora, será homenageada com marchinha em bloco de São Paulo. Ela é sucesso!
A jornalista deseja que isso não seja mais notícia daqui para a frente, por mais que reconheça a importância e o grande simbolismo de entrar para a história do jornalismo brasileiro. Seu maior sonho é ver mais mulheres negras se destacando, assim como ela.
Sua veterana, a saudosa Glória Maria, também obteve diversos pioneirismos, sendo a primeira mulher a comandar o “Fantástico”, a surgir em uma transmissão ao vivo em HD e a usar a lei Afonso Arinos, quando sofreu racismo em um hotel, pelo gerente do estabelecimento. O mesmo foi expulso do Brasil e se livrou da multa após pagar um valor insignificante.
Maju também já foi alvo de ataques racistas, mas os driblou e hoje de cabeça erguida procura viver o hoje, sem se apegar às dores do passado. Sua estreia na bancada do JN ocorreu em meados de 2019, e na ocasião, sua família revelou que se reuniria para assistir o noticiário.
Muito feliz, disse na época não ter dormido bem, precisando fazer até uma meditação, como apontado pelo Estadão. A conquista foi fruto de uma trajetória repleta de dedicação, talento, esforço e obstáculos, os quais não foram páreos para a famosa.
Glória Maria era referência para Maju Coutinho
Segundo o G1, Glória Maria mostrou indiretamente para Maju Coutinho de que tudo é possível e um direito a ser usufruído. A apresentadora declarou que foi preciso pessoas como ela ocuparem lugares de destaque.
Esse seu pensamento se deu com a visão da mãe de Laura e Maria. Em sua opinião, somente os sonhos podem nos levar a concretizar aquilo que mais queremos. Glória teve esse papel fundamental na vida de Coutinho, no que diz respeito ao despertar do sonho de estar diante do vídeo, na maior emissora do país. Ela acredita que muita gente tem a famosa como uma referência.
Vida profissional
Maju Coutinho, ou Maria Júlia Coutinho, teve sua estreia na rede Globo em meados de 2007. De lá para cá, adquiriu muita bagagem, experiência e aprendizados. Teve inclusive algumas passagens registradas na TV Cultura.
Na emissora global, fez inúmeras reportagens principalmente em telejornais focados em noticiar acontecimentos locais. Com seu crescimento no jornalismo, começou a apresentar a previsão do tempo, dando um passo a mais em sua carreira. Esteve no Jornal Nacional, como dito anteriormente, e em vários outros jornais, até mesmo no Jornal Hoje. Hoje em dia, comanda o Fantástico aos domingos, junto com Poliana Abritta.
Homenagem no Carnaval
No dia 15 de fevereiro, a partir das 19h, Maju Coutinho receberá uma homenagem especial durante o desfile da Banda do Candinho, no bairro Bixiga, região da Grande São Paulo. Um dos organizadores, Candinho Neto, explica que todas as profissionais, em especial as pretas, seriam reverenciadas.
No seu ponto de vista, Maju é uma grande jornalista e todas as mulheres assim como ela, batalharam e conquistaram posições muito importantes nessa área e em várias outras, demonstrando totalmente a coragem, força e talento da mulher brasileira.
Este é sem dúvidas um presente e tanto para a comunicadora curtir a folia com todo alto astral e energia. Vale ressaltar que ela é madrinha do bloco carnavalesco em que o jornalista Candinho está à frente. Ele até anunciou uma marchinha dedicada especialmente para Maju Coutinho.
De acordo com o Terra, a equipe fez o convite e ela aceitou, visivelmente feliz e honrada pelo reconhecimento. Certamente, isso traz forças em sua caminhada que sempre foi cercada de desafios.