No início de novembro, o ex-ator e atual deputado federal Mario Frias foi submetido a uma internação de emergência devido a uma trombose. Durante sua estadia no hospital, os médicos identificaram que ele sofria de uma trombose arterial, uma condição potencialmente séria se não tratada corretamente.

Alerta médico sobre as consequências da trombose

Em conversa com a CARAS Brasil, a cardiologista Valéria Braile destacou os perigos associados à trombose arterial. Segundo ela, as complicações podem variar bastante.

“Vão desde um órgão menos funcionante, como no caso de Mario Frias, o pé; falta de sensibilidade com dificuldade de locomoção e equilíbrio; risco de machucar, pois não tem sensibilidade adequada”; até a amputação

A médica enfatizou que certos fatores predisponentes são necessários para o diagnóstico da doença. “Ninguém vai ter uma trombose arterial sem nenhum problema”, afirmou.

Ela adicionou que

“Existem causas genéticas que favorecem a formação de tombros, ou, mais comumente, a alteração dos vasos sanguíneos, com placas de gordura, que também podem desencadear essa formação de coágulos”.

Fatores de risco para trombose arterial

  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Altos níveis de colesterol;
  • Tabagismo;
  • Sedentarismo;
  • Hipertensão arterial.

A Dra. Braile mencionou que algumas estratégias podem ajudar a mitigar esses riscos. “O acompanhamento médico e medicamentos podem evitar ou minimizar muito esses riscos, principalmente cessar o tabagismo e controle do diabetes”, explicou.

Carreira e política

Mario Frias, conhecido por seu trabalho como galã na Globo e apresentador de TV, migrou para a política nos últimos anos.

Ele se filiou ao Partido Liberal (PL) e atuou como Secretário da Cultura no governo Jair Bolsonaro entre junho de 2020 e março de 2022. Atualmente, ele desempenha suas funções como deputado federal por São Paulo.

O que você achou do texto?

Muito legal
0
Gostei
0
Amei
0
Não sei
0
Bobagem
0

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *