Após ir para o entretenimento, Ana Paula Padrão tem vivido uma nova fase da sua vida e passou a inspirar outras mulheres com sua liberdade e resistência.
Há alguns anos, a jornalista Ana Paula Padrão, de 57 anos, tem demonstrado estar na melhor fase de sua vida, aproveitando os momentos da família e do trabalho, se exercitando e ainda sendo inspirações para outras mulheres da sua idade. Depois de ter mudado do jornalismo para o entretenimento, que gerou críticas a ela especialmente no início desta transição, ela continou enfrentando esses desafios, deixando de atender as expectativas alheias e passando a respeitar mais suas vontades.
Desde então, o comportamento de Ana Paula Padrão mudou e tal mudança refletiu significativamente em relação a como as pessoas lhe enxergam, principalmente as mulheres, que se viram inspiradas nela. Recentemente, segundo informações do Terra, a jornalista foi parada por uma jovem fã, que não poupou elogios, ao se despedir, disse que ela não aparentava a idade que tem. Tal comentário fez Ana Paula refletir e disse que teria sido chamada de “velha” da forma mais fofa e elegante possível.
Para a jornalista, “parecer mais jovem” não deveria ser elogio para mulheres maduras, entretanto, consegue entender o etarismo disfarçado de enaltecimento. Segundo Ana Paula Padrão, a sociedade está vivendo um momento único, em que, pela primeira vez na história, as mulheres de mais de 50 anos de idade tem o poder e a liberdade de decidirem sobre suas próprias vidas e como se posicionar no mundo.
Direitos autorais: Reprodução/ Instagram
A comunicadora conta que, por conta de tudo isso, as referências estão mudando, e as mulheres com a idade dela, hoje, que não abrem mão da saia, do batom vermelho e do cabelo comprido são vistas como revolucionárias. Nas redes sociais, por exemplo, Ana Paula Padrão surpreende o público desde que mudou de área, e é vista como alguém mais simpática, alegre e cheia de vida, deixando de lado a seriedade que passava por conta do jornalismo.
Direitos autorais: Divulgação/ Band
Com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, a jornalista tem compartilhado muito mais de sua vida pessoal e profissional, como viagens, momentos fofos com seu cachorro, os treinos diários, os desafios na televisão e até mesmo assuntos importantes, como questões de empoderamento feminino e etarismo. “Ninguém manda em mim e não será a idade que vai mudar isso. Quem me define sou eu: meus desejos, minha coragem, meus medos, minhas inseguranças e o imenso amor que tenho por mim mesma. Tenho 56 anos e muitas vidas ainda nessa vida”, disse Ana Paula em uma publicação no Instagram.
A mudança da carreira de Ana Paula Padrão foi o divisor de águas de sua vida, pois depois de ter ido para o entretenimento, conseguiu “se despir” e mostrar sua verdadeira face, já que o jornalismo não permitia. Ainda segundo o Terra, ela conta que, apesar de sempre levar a sério as coisas que faz, tem um perfil de “palhacinha”, e agora, se sente mais feliz e realizada, além de ser feminista assumida também.
Quanto ao etarismo, em maio do ano passado, Ana Paula Padrão participou de um ensaio marcante ao Em Desconstrução, um movimento anti preconceito para dar visibilidade e propor ações na Desconstrução de Preconceitos. No Instagram, na época, ela publicou uma foto considerada ousada por muitos, apenas de body e salto alto. Em um trecho da legenda, ela disse: “É evidente que o ETARISMO limita mais que a idade do corpo, pois são negadas oportunidades pelo preconceito que está no olho de quem vê. A desconstrução do Etarismo é um trabalho diário e de persistência”.
Atuando como apresentadora do “MasterChef”, Ana Paula Padrão também é escritora e publicou um livro em 2014, “O Amor Chegou Tarde em Minha Vida”, onde faz reflexões importantes sobre a mulher brasileira. Ao Terra, ela afirmou que é feliz e orgulhosa por tudo que já fez, e empoderar outras mulheres faz parte do seu encantamento natural pela vida.