Gkay parece estar investindo no gerenciamento de crise após ser alvo de polêmicas no final de 2022.
A influenciadora se afastou das redes sociais desde o Natal, quando houve o estopim de seu “cancelamento” na internet. “Não é novidade no mercado publicitário o comportamento da influenciadora Gkay. A crise de imagem era algo que estava para acontecer faz um tempo”, afirma a estrategista digital Briella Azevedo ao Yahoo.
O detalhe é que ela voltou a dar as caras no Instagram com a imagem bastante mudada. Primeiro, a comediante compartilhou registros de seu Réveillon em família e alguns amigos anônimos.
Diferente de resorts caríssimos ou viagens internacionais, a paraibana fez um retiro com as pessoas próximas, no que parece uma chácara, com direito a passeio a cavalo e noite de Ano Novo sem look produzido.
Como em qualquer crise, a marca pessoal Gkay precisou mudar a rota. Saindo de um arquétipo do rebelde para algo mais inocente, que induz o público a deixar o cancelamento para trás. Essa é a mesma estratégia aplicada pela cantora Karol Conká após o confinamento no BBB.
Ela ainda deixou uma mensagem de inspiração, o que deu a entender algo de cunho religioso. “Depois quero contar sobre algumas experiências que vivi nesses lugares de reconexão que todo mundo precisa ter”, escreveu Gkay na legenda de um dos stories em seu perfil com mais de 20 milhões de seguidores.
Dias depois, Gkay apareceu com mudanças físicas. Ela optou por retirar o preenchimento labial bastante marcante em sua aparência dos últimos anos. A atitude de ficar mais natural passa uma intenção de se aproximar do público, desprendida de procedimentos estéticos, e trazer leveza para a sua imagem.
“Podemos prever algumas mudanças na influenciadora como, por exemplo, seu visual menos agressivo, feed menos aesthetics, maquiagens claras, tom de fala manso e, principalmente, um apelo emocional em suas narrativas”, aponta a especialista.
Direitos autorais: Reprodução/ Instagram
“Tirei minha boca”, escreveu ao compartilhar fotos de antes e depois do processo de acabar com os lábios artificiais. “Me acostumando ainda”, publicou ao aparecer em vários ângulos.
As polêmicas do cancelamento
Para precisar sumir das redes sociais, Gkay passou por uma avalanche de críticas e repercussões negativas nos últimos dias de 2022. Relembramos como o cancelamento se desenrolou a partir de uma piada do humorista Fábio Porchat:
Piada de Porchat
Tudo começou com a exibição do “Melhores do Ano”, da TV Globo, no dia 25 de dezembro de 2022, marcado por uma piada de Fábio Porchat com Gkay.
Na ocasião, ele disse que Jô Soares preferiu nos deixar do que ter que entrevistar a influenciadora. “Olho o Jô e fico pensando o que que ele faria com uma Gkay, né Tatá [Werneck], na frente dele? Foi por isso que ele preferiu nos deixar”, afirmou na premiação.
Seu texto foi motivado pela participação de Gkay no “Lady Night”. A atriz foi muito criticada nas redes sociais pelo seu comportamento exaltado no talk show de Tatá Werneck. O excesso de piadas sem sentido, atuação forçada e cenas vergonhosas fez a apresentadora sentir saudades de Fiuk, o convidado mais polêmico do programa. Clique aqui para saber mais.
Reação de Gkay
A piada não foi bem recebida por Gkay, que usou as redes sociais para desabafar sobre o ocorrido. “Você dizer que uma pessoa preferiu ir embora do que me entrevistar realmente não tem noção alguma do quanto isso me fere em mil lugares. Primeiro, pois sei o que é perder alguém, segundo pq ser entrevistada pelo Jô era um dos meus sonhos e terceiro porque eu devo ser um lixo enorme”, escreveu em seu Twitter.
“Cansada de ser essa piada de merda pras pessoas, de ser chacota, de ser escória, de ser tratada sei lá, cara só to em casa com minha família vendo filme e é isso que recebo, tive que sair da sala pra ir chorar no quarto e minha mãe não ver pq não quero estragar o natal dela”, completou antes de desativar sua conta na rede social.
Mensagem ignorada
Após o pronunciamento da artista, Porchat mandou mensagem para se retratar embora ele tenha dito que não foi um pedido de desculpas. No entanto, Gkay ignorou a tentativa de contato. “Ele entrou em contato comigo, mandou mensagem de desculpas e tudo mais. Mas é aquela coisa, né. Ontem me senti bem triste com tudo. Achei que o programa foi humilhante de forma geral. Foi bem pesado, num nível que não se deve fazer com ninguém”, declarou.
“Acho que não se brinca com a morte de ninguém. Não importa quem seja. Ainda mais uma pessoa que não está aqui para poder falar se iria me entrevistar ou não”, completou.
Pronunciamento de Porchat
Com a polêmica dividindo opiniões nas redes sociais, Fábio Porchat cedeu às cobranças e usou seu perfil para falar sobre o assunto. Em um vídeo de seis minutos, ele fez o contrário de qualquer pedido de desculpas ou declaração de roupa branca com “quem me conhece sabe”.
O artista reforçou que fez apenas uma piada com base na repercussão negativa da entrevista de Gkay à Tatá Werneck ao relembrar de uma gafe própria em participação questionável no programa do Ronnie Von.
Na sequência, o humorista afirmou que o Natal de Gkay não foi arruinado por ele, mas pelo ano que a atriz teve com um filme fracassado, problemas de bastidores e entrevista constrangedora. O apresentador ainda confirmou que mandou mensagem para ela ao dizer que é isso que humoristas fazem e desejou que o ano de 2023 da atriz seja melhor.
Vale pontuar que o filme fracassado citado por ele é “Um Natal Cheio de Graça”, comédia brasileira da Netflix, com Vera Fischer e Sérgio Malheiros.
Além disso, ela teria protagonizado diversos atrasos, incluindo um de cinco horas para uma prova de roupa e teria gritado e danificado um dos figurinos ao ser contrariada. A plataforma de streaming e a própria atriz não se pronunciaram sobre o caso.
Outro ponto que justifica o levantamento de Porchat é que, em outubro de 2022, o youtuber Felipe Castanhari declarou no podcast “Groselha Talk” que a influenciadora digital maltrata seus funcionários. Questionou se aceitaria participar da Farofa, ele não hesitou em xingar a influenciadora.
“Vou num rolê, onde está um monte de subcelebridade, que se acha para caralh*, para ficar… Vai tomar no c*. Farofa da Gkay meu pa*. Não preciso dessas polêmicas, não preciso disso. Um dia chama a Gkay que vocês vão entender, ela é insuportável, insuportável”, afirmou.
Parceiro do “Dança dos Famosos” ataca Gkay
A polêmica ainda se estendeu ao técnico de Gkay na “Dança dos Famosos”. Após a declaração de Porchat, Rodrigo Thomaz desabafou sobre a convivência com a parceria de competição. O professor agradeceu Porchat por ter falado sobre a atriz e ainda afirmou que ela é a pior ser humana que já conheceu.
“Obrigado, Porchat, por falar 1/5 do que Gkay é de verdade. […] É lamentável uma pessoa não saber usar a fama para o lado positivo. Sim, ela é tudo isso que ele falou e muito mais para o lado negativo, infelizmente. Passei inúmeras situações extremamente desagradáveis ao lado dela e vocês não têm ideia de como isso me abalou emocionalmente e psicologicamente… Mas é isso aí!”, escreveu em seu Instagram.