Arcanjo Rafael, guardião da cura de Deus, fortaleça a minha saúde e afasta-me de todo mal

Anjo Rafael guardião da cura de Deus fortaleça a minha saúde e afasta me de todo mal

O arcanjo Rafael está sempre a postos para ajudar-nos em qualquer dificuldade, pois seu poder é gigantesco e misericordioso.



São Rafael, arcanjo do Nosso Senhor, continue ao meu lado nos momentos de angústia e incerteza. Dai-me forças para continuar lutando pelos meus sonhos, enquanto lido com todas as provações que possam surgir em minha trajetória.

Recorro ao senhor, pois sei que, do alto de sua sabedoria divina, o senhor olha por mim e pela minha família, pelos meus amigos e todos aqueles que me fazem bem. Eu sei que o senhor é capaz de interceder junto a Deus para que eu consiga atingir todos os meus objetivos. Esteja ao meu lado nas adversidades, seja o meu defensor, quando eu me deparar com os inimigos.

História do arcanjo Rafael


Conhecido pelo seu poder de cura, o arcanjo Rafael é um dos três anjos celestiais mais conhecidos da fé cristã, ao lado de Miguel e Gabriel. Seu dom divino fica expresso desde o significado de seu nome. Rafael ou São Rafael, significa “Deus cura”, em hebraico, mas também é conhecido como “enviado por Deus para curar em Seu Nome”. Ou seja, é a ele a quem devemos recorrer quando somos abatidos por dores físicas e espirituais, mas também quando precisamos de proteção e um auxílio ao longo da vida.

A história do arcanjo Rafael é relatada no livro apócrifo de Tobias, filho de Tobit, um homem cego e extremamente devotado a Deus.

A pedido de seu pai, Tobias deveria viajar rumo a Rages, cidade da Média. Antes de sair, ele deveria procurar um companheiro fiel de viagem, alguém que conhecesse bem o caminho. Tobias encontrou, e seguiram viagem. Rafael auxiliou Tobias a pescar no rio Tigre, para que os dois pudessem ter o que comer. Após cumprida a tarefa, o arcanjo ainda aconselhou Tobias a guardar o fígado, o coração e o fel do peixe, pois estes teriam utilidade ao fim da caminhada.

Ao chegar ao destino, Rafael conduziu Tobias até à cidade de Ecbátana, para encontrar Sara, com quem Tobias teria o direito de se casar por ser o parente mais próximo dela. No entanto, havia um problema a ser solucionado: todos os sete homens que tinham casado com Sara haviam sido mortos por um demônio na noite de núpcias. Contudo, o arcanjo orientou Tobias a usar o coração e o fígado do peixe para derrotar o demônio e assim ele não só sobreviveu à noite de núpcias, como também retornou para casa com sua amada.


Em seu lar, ainda atendendo aos comandos de Rafael, Tobias usou o fel do peixe para curar a cegueira de seu pai.

A partir desse momento, Tobias não viu mais o anjo que foi responsável por duas das maiores graças em sua vida: o casamento e a cura de seu pai.

Desde então, o Rafael é a quem muitos fiéis recorrem quando precisam conquistar a cura de suas enfermidades. Devido ao seu dom de curar, ele é considerado padroeiro dos médicos, mas também dos cegos, sacerdotes, viajantes, escoteiros e soldados.

A seguir, confira a poderosa oração de São Rafael para curar doenças.


Oração de cura a São Rafael

“Oh, bondoso São Rafael Arcanjo, eu te invoco como patrono daqueles que foram atingidos pela doença ou enfermidade corporal. Tu preparaste o remédio que curou a cegueira de Tobias e seu nome significa “O Senhor Cura”. Dirijo-me a ti, implorando teu auxílio divino em minha necessidade atual:

[Fazer o pedido]

Se for da vontade de Deus, cura minha enfermidade ou, pelo menos, concede-me a graça e a força de que necessito para poder suportá-la com paciência, oferecendo-a pelo perdão dos meus pecados e pela salvação de minha alma. Ensina-me a unir meus sofrimentos com os de Jesus e Maria e a buscar a graça de Deus na oração e na comunhão. Quero imitar-te em tua ânsia de fazer a vontade de Deus em todas as coisas.


Como o jovem Tobias, eu te escolho como meu companheiro em minha viagem através deste vale de lágrimas. Quero seguir tuas inspirações em cada passo do caminho, para que eu possa chegar ao fim da minha viagem sob a tua proteção constante e na graça de Deus.

Arcanjo São Rafael bendito, tu que te revelaste a ti mesmo como o assistente divino do Trono de Deus, venha à minha vida e ajuda-me neste momento de prova. Conceda-me a graça e a bênção de Deus e o favor que te peço por tua poderosa intercessão. Grande Médico de Deus, cura-me, como fizeste com Tobias, se esta for a vontade do Criador. São Rafael, Recurso de Deus, Anjo da Saúde, Medicina de Deus, roga por mim. Amém.”

Você já conhecia a história do arcanjo Rafael?

Responda nos comentários. Não se esqueça de compartilhar essa extraordinária história de devoção nas suas redes sociais.


Enquanto não desatarmos os nós de nossas vidas, iremos repeti-los, até que aprendamos a lição

Artigo Anterior

O destino fará questão de recompensá-lo pelo amor que você espalha por aí

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.